O Rio de Janeiro, com suas praias, continua lindo, já dizia a música, mas a verdade é que a cidade foi uma das premiadas na trigésima segunda edição do World Travel Awards (WTA) para a América do Sul. O prêmio, uma espécie de “Oscar do Turismo”, é considerado o principal do segmento turístico em todo o mundo. Ao todo o Brasil teve 11 indicados e levou a melhor em seis categorias em cerimônia de gala realizada em Cancún, no México, no final de setembro.
A Cidade Maravilhosa foi a vencedora em três categorias:
- “Melhor destino de praia”;
- “Melhor destino parara ‘city break'” – categoria que avalia viagens curtas, como um final de semana ou um feriadão;
- “Melhor destino de eventos e festivais”.
A curiosidade fica justamente com a última categoria, já que a cidade, conhecida por seus festivais e da política do município de grandes shows gratuitos para a população, tem visto cancelamentos recentes de apresentações internacionais pela falta de espaços que possam abrigá-los.
Entre os outros representantes nacionais que saíram vencedores da 32ª edição do World Travel Awards temos o Copacabana Palace (localizado no Rio de Janeiro) com a “Melhor Suíte de Hotel da América do Sul”, com sua penthouse, o Tivoli Ecoresort, localizado na Praia do Forte, na Bahia, venceu a categoria de “Melhor Resort de Praia da América do Sul”, e o Clara Arte Resort, em Inhotim, situado em Minas Gerais, foi reconhecido como “Melhor Resort de Família”.
“Os prêmio do World Travel Awards para o Brasil são mais que merecidos. Somos referência em diversos setores do turismo, o que demonstra o grande potencial dos nossos destinos turísticos”, declarou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O World Travel Awards foi criado em 1993 para reconhecer os principais atores da indústria de turismo e hospitalidade. Todos os anos são anunciados os vencedores por regiões, culminando em uma cerimônia global de anúncio com os grandes premiados no final do ano.
A cidade do Rio de Janeiro já havia sido selecionada como melhor destino de férias da América do Sul na edição passada, enquanto as Maldivas levaram a melhor no principal prêmio, que define o melhor destino para se visitar. Entre os outros principais vencedores estão Santa Lúcia (melhor destino de lua de mel), Peru (melhor destino culinário e cultural), Jamaica (melhor destino de cruzeiros e para a família) e Bali (melhor destino romântico).
Melhor Destino de Praia – Será?
Então … o Rio de Janeiro foi consagrado pela World Travel Awards como “Melhor destino de praia” da América do Sul“, mas será que isso significa que devemos largar a prancha e rumar direto para o Leme? A bem da verdade, mensagens de viajantes reclamam que as praias da zona sul estão superlotadas, que vendedores ambulantes fazem da areia um palco de “ofertas” e que a atmosfera relax da bossa-nova às vezes é engolida por filas, poluição e sensação de estar em um grande comodo de cimento e concreto à beira-mar.
Ou seja: ter um título internacional é bacana, mas não garante que o sol, o mar e a brisa estejam sempre em perfeita sinergia, nem que você passe o dia inteiro sem olhar por cima do ombro ou sem tropeçar em lata de refrigerante. Então sim, vá ao Rio de Janeiro, aprecie o visual, mas talvez mantenha o leque de “melhor praia do Brasil” mais flexível e olhe de canto de olho para outras areias que, sem troféu, podem render o mesmo bronze sem necessidade de paciência extra.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





