O Reino Unido anunciou que o valor do visto eletrônico (ETA) para brasileiros e outros viajantes sem nacionalidade britânica aumentará de 10 para 16 libras a partir de 9 de abril, apenas três meses após a implementação da exigência; o visto é obrigatório para estadias de até seis meses, válido por dois anos e permite múltiplas entradas. A solicitação do ETA pode ser feita de forma simples pelo site ou app oficial do governo britânico, com pagamento exclusivamente por canais oficiais.
Esse foi bem rápido. Após iniciar a exigência de emissão de visto eletrônico para entrar no Reino Unido em 08 de janeiro desse ano, a região comunicou que o custo será maior a partir de 09 de abril, apenas três meses depois do início do funcionamento. A informação foi divulgada pela Embaixada do Reino Unido no Brasil e o valor sairá das atuais 10 libras para 16 libras, um aumento de 60%.
O pagamento da taxa é feita apenas através dos canais oficiais do governo britânico, seja por cartões de crédito, débito ou Apple/Google Pay.
“A ETA é obrigatória para brasileiros e demais pessoas sem nacionalidade britânica que pretendam viajar ao Reino Unido para estadias inferiores a seis meses. A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes. A autorização é válida por até 2 anos e permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, em caso de um novo passaporte, será necessário solicitar uma nova ETA, afirma a Embaixada do Reino Unido no Brasil.
É importante reforçar que o visto não garante entrada automática na região, uma vez que os turistas internacionais ainda passarão pelo procedimento de imigração normalmente, ficando a cargo do oficial da imigração permitir, ou não, a entrada.
Outra mudança recente que aconteceu envolvendo o visto eletrônico foi a retirada da exigência para turistas que entrariam no Reino Unido apenas para conexões. Esse era um pedido especial de grandes aeroportos como Heathrow e Manchester, que temiam pela queda do número de passageiros em função da taxa cobrada.
Como Tirar o Visto Eletrônico para o Reino Unido
Para solicitar o documento é bem simples, conforme divulgado por nosso guia:
- Fazer o pedido pelo aplicativo oficial que já está disponível ou pelo site do governo britânico;
- Faça o upload ou tire uma foto do passaporte. Certifique-se de incluir a imagem e as duas linhas de números e letras na parte inferior;
- Carregue uma foto de seu passaporte recente ou tire uma foto usando a câmera do seu dispositivo. O arquivo precisa ser em JPG e crianças de até 9 anos não precisam tirar;
- Preencha as informações solicitadas: dados pessoais, detalhes do passaporte e do emprego, endereço residencial e informações para contato
- Responda às perguntas de segurança e elegibilidade: isso inclui responder sobre antecedentes criminais, participações em grupos ilegais ou ofensas de imigração anteriores;
- Pagar a taxa de 10 euros com cartão de débito, crédito, Google Pay ou Apple Pay
Para conferir mais detalhes sobre o visto eletrônico para entrar no Reino Unido, assista nosso vídeo abaixo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.