Em setembro de 2024 o Reino Unido havia anunciado que passaria a exigir uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para viajantes de alguns países, incluindo o Brasil. A medida entrou em vigor em 08 de janeiro de 2025. Porém, o governo britânico anunciou recentemente algumas mudanças relacionadas a ETA para passageiros em conexões, assim como uma alteração no valor a ser pago pelo documento.
ETA
A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) já está em vigor desde 2023 para alguns países do Oriente Médio. Contudo, a partir de 8 de janeiro de 2025, o documento começou a ser exigido para viajantes de diversas nacionalidades, incluindo os brasileiros. A ETA é obrigatória para quem deseja visitar o Reino Unido para turismo, negócios, estudos de curta duração ou até mesmo para realizar conexões aéreas no país. O documento deve ser solicitado antes da viagem e estará vinculado ao passaporte do viajante, permitindo maior controle de segurança.
A ETA permite múltiplas entradas no Reino Unido por um período de até 6 meses por visita ao longo de dois anos, ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro. Com isso, o Reino Unido pretende digitalizar seu sistema de imigração e melhorar a segurança nas fronteiras.
Mudanças na Exigência da ETA
Passageiros que estiverem em conexão em aeroportos britânicos deixam de ter que pagar a taxa. Ou seja, se você está em um voo e desembarca em um aeroporto no Reino Unido apenas para pegar outro voo com outro destino, você estará isento do pagamento da ETA. Os Aeroportos de Heathrow e Manchester, cujo fluxo de passageiros em conexão é bastante grande, temiam a queda no número de passageiros em função da nova taxa cobrada.
Além disso, o governo britânico anunciou o aumento no valor cobrado pela ETA. Até então a taxa era de 10 libras esterlinas (cerca de R$74 reais). Porém, dependendo ainda da aprovação do Parlamento, passará a ser 16 libras esterlinas. Se aprovada a mudança, o novo valor deve entrar em vigor a partir de abril.
Assim, as mudanças, segundo o governo, visam a implementação de um sistema de imigração digital mais simplificado e rápido.
Como Solicitar a ETA
Se você não está em conexão e tem, portanto, como destino final algum dos países do Reino Unido, precisará solicitar o ETA com antecedência. Da mesma forma, se sua conexão é longa e você planeja passear em Londres, a solicitação do ETA também se faz necessária.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.