Se você tem viagem marcada ou pensa em viajar para Londres, prepare o bolso. O Reino Unido está analisando um aumento na taxa da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). O sistema de fronteiras do país passa por uma transição definitiva em 2026, quando a ETA se tornará obrigatória para viajantes.
Vale lembrar que esse não é o primeiro reajuste no valor. Em abril de 2025, a taxa do ETA subiu de 10 para 16 libras e agora pode chegar a 20 libras ainda neste ano, o equivalente a cerca de R$ 144. Segundo o governo britânico, os aumentos estão ligados a investimentos em segurança digital e à modernização do controle migratório.
Regras e obrigatoriedade
Com o aumento da taxa ETA, agora a exigência vale para todos os viajantes que não precisam de visto de longa duração, incluindo brasileiros e cidadãos da União Europeia.
É importante salientar que, mesmo quem tem passaporte europeu, precisa emitir a autorização antes do embarque. A ETA é vinculada ao passaporte, tem validade de dois anos e permite múltiplas entradas para turismo, negócios ou estudos de curta duração, de até seis meses. Se o passageiro renovar o passaporte antes desse prazo, a autorização perde a validade e uma nova solicitação precisa ser feita.
🔗 Leia mais: Guia completo de como tirar o ETA para o Reino Unido
Governo britânico define cronograma do ETA
A mudança, junto com o aumento do valor da taxa, foi anunciada pelo governo do Reino Unido e integra o cronograma oficial de implementação do ETA. A partir de 25 de fevereiro, passageiros que precisarem da autorização e não a apresentarem não poderão embarcar para o Reino Unido.
A exigência também vale para conexões com passagem pelo controle de passaportes no país. A exceção são os trânsitos em Heathrow e Manchester, quando o passageiro não entra oficialmente no território britânico.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




