O Reino Unido anunciou em fevereiro deste ano que, a partir de 2024, os turistas sem visto precisarão obter uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA – Electronic Travel Authorization), que exigirá que todos os visitantes (exceto cidadãos britânicos e irlandeses) obtenham permissão e paguem uma taxa antes de entrar no país. Para cidadãos do Catar, o programa começa ainda este ano. Recentemente, o governo do Reino Unido divulgou que a licença custará 10 libras, algo em torno de R$ 61 no câmbio de hoje.
De acordo com um informativo do governo, o ETA permitirá várias viagens e será válido por dois anos ou até que o passaporte do titular expire, o que ocorrer primeiro. Sobre o valor, o governo afirma que o custo é compatível com os demais programas de outros países.
O Reino Unido estima que as autorizações (que solicitarão informações pessoais básicas, detalhes da viagem, dados do passaporte, endereço de e-mail e algumas informações de segurança) serão processadas entre 48 a 72 horas e serão vinculadas eletronicamente ao passaporte do viajante. Os visitantes poderão passar até 6 meses no Reino Unido e visitar qualquer parte do país assim que o ETA for obtido.
O programa será lançado para cidadãos do Catar em 25 de outubro de 2023 e para cidadãos do Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita em 1º de fevereiro de 2024. Espera-se que seja estendido para o resto do mundo até o final de 2024.
O governo afirma que o programa dará ao Reino Unido mais controle das fronteiras, permitindo bloquear a entrada de ameaças no Reino Unido, ao mesmo tempo em que fornece aos viajantes mais garantias sobre a capacidade de viajar para o Reino Unido. Ou seja, ainda assim, a entrada do viajante pode ser negada quando ele chega ao país.
Tome Nota
Vale observar que o ETA não é um visto. É uma permissão digital para entrar no Reino Unido. O ETA é semelhante ao Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) que será necessário para viajar para a zona Schengen Europeia a partir de 2024. Segundo o governo, faz parte de um plano para digitalizar totalmente as fronteiras até 2025.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.