O setor aéreo brasileiro fechou 2024 com crescimento na movimentação de passageiros e as reclamações contra companhias aéreas brasileiras caíram. Segundo o Boletim de Monitoramento do Consumidor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) foram 118,3 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais, alta de 5% em relação a 2023.
Mesmo com o crescimento da demanda, o número de reclamações por 100 mil passageiros caiu 4,6%, totalizando um índice de 73,2 registros. Ao todo, foram 86.792 reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br, um aumento discreto de 0,6% em termos absolutos.
Reclamações das Companhias Aéreas Brasileiras
Entre as companhias nacionais, o índice médio de reclamações chegou a 68,2 a cada 100 mil passageiros, redução de 4,3% frente a 2023. A GOL se destacou como a companhia aérea com o menor índice de reclamações do país em 2024, atingindo 55,6 registros a cada 100 mil passageiros.
A trajetória de queda nas reclamações da GOL é expressiva: de 204,0 em 2021, o índice caiu para 107,9 em 2022, 76,9 em 2023 e atingiu o melhor patamar histórico em 2024. A empresa reduziu o número de reclamações pelo terceiro ano consecutivo
A LATAM também manteve a tendência de redução, com 60 registros por 100 mil passageiros. Já a Azul apresentou alta nas reclamações, atingindo 92,1 — o maior índice entre as brasileiras.
Segundo a GOL, os resultados são fruto de um trabalho contínuo para melhorar o atendimento e a resolutividade nas plataformas digitais. A empresa ainda reforça que o índice de 2024 corrobora o reconhecimento conquistado como companhia aérea mais pontual do Brasil.
“Os números deste Boletim são espelho da consistência da nossa operação e, consequentemente, da preferência e confiança do brasileiro em voar conosco. Estes dados confirmam que estamos no caminho certo e nos ajudam a buscar voos ainda mais altos, tendo sempre como foco atender da melhor forma as expectativas dos nossos Clientes”, disse Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da GOL.
Companhias Estrangeiras Tem Melhora Geral – TAP Segue Líder em Reclamações
Nas empresas internacionais, o índice de reclamações caiu 10,4%, ficando em 106,6 por 100 mil passageiros. A United Airlines foi a menos reclamada, seguida por Air France, American Airlines, Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas e TAP Air Portugal.
Apesar de uma expressiva queda, a TAP ainda lidera as reclamações entre as estrangeiras, com 134,9 registros por 100 mil passageiros — resultado da melhora frente aos anos anteriores, mas ainda distante dos melhores desempenhos.
Tempo Médio de Resposta – Destaque para LATAM e American Airlines
Outro indicador avaliado foi o tempo médio de resposta das companhias às reclamações. A média geral foi de 5 dias para as nacionais e 6,1 dias para as estrangeiras.
Entre as brasileiras, a LATAM se destacou, com apenas 2,9 dias de resposta em 2024 — sua melhor marca histórica. A GOL também apresentou bom desempenho, fechando o ano com 4,9 dias. Por outro lado, a Azul teve piora, alcançando 6,9 dias, o maior tempo médio de resposta nacional.
Nas estrangeiras, American Airlines liderou a agilidade no atendimento, com 3,4 dias. A Air France e a Aerolíneas Argentinas registraram os piores desempenhos, com 8,1 e 8,4 dias, respectivamente.
Temas Mais Reclamados – Alterações de Voos Lideram Queixas
O levantamento da ANAC revelou ainda os principais motivos das reclamações contra as companhias aéreas em 2024. Alteração de voo pela empresa aérea lidera o ranking, representando 24,7% das demandas. Além disso, é interessante destacar que o índice de reclamações por ‘alterações de voo pela empresa’ vem com uma tendência de crescimento desde 2021.
A alteração pelo passageiro aparece em seguida, com 18%, e execução do voo (atrasos e cancelamentos), com 13,8%. Outros temas como reembolso (12,8%), transporte de bagagem (12,3%) e problemas na oferta ou compra das passagens (12,1%) também foram destaques.
Tome Nota
O cenário apresentado pelo Boletim da ANAC reforça o desempenho de destaque da GOL. A empresa mais uma vez lidera o setor com o menor índice de reclamações entre as companhias aéreas brasileiras. A redução contínua de registros, aliada à agilidade na resposta ao consumidor, posiciona a GOL como líder entre as demais.
O levantamento também evidencia um avanço geral na qualidade do atendimento ao passageiro. Mesmo com o aumento no volume de passageiros transportados, as reclamações por 100 mil passageiros caíram. Apesar dos vários casos de atrasos, cancelamentos e dificuldades no atendimento ao cliente, os dados mostram uma diferenças consideráveis nas métricas analisadas. A pergunta que fica é: quais os fatores podem estar influenciando esta melhora no relacionamento e satisfação dos clientes?
Por outro lado, a Azul chama atenção por seguir na contramão dessa tendência de melhora. Com aumento no número de queixas e maior tempo médio de resposta, a companhia se distancia dos bons resultados das concorrentes nacionais, levantando um alerta sobre os desafios a serem enfrentados para reverter esse panorama geral.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.