Campanha do governo diz que Suécia é o primeiro país que pode ser prescrito em uma receita médica. É possível fazer download de documento, que fala dos benefícios do contato com a natureza e de uma rotina mais equilibrada.
O Visit Sweden, escritório do governo da Suécia para promover o turismo, quer incentivar médicos do mundo todo a recomendarem viagens para o país como tratamento contra estresse.
O vídeo de divulgação da nova campanha do governo sueco informa que esse é o primeiro destino turístico do mundo que pode ser oficialmente prescrito como remédio (você pode conferir abaixo).
A campanha “The Swedish Prescription” (“A Receita Sueca”, na tradução livre), foi criada pela agência Prime Weber Shandwick, e disponibiliza um receituário médico para download. O turista é orientado a baixar o documento e a procurar seu médico para conversarem sobre os benefícios de uma viagem que une natureza, estilo de vida equilibrado e cultura.
“O estilo de vida único da Suécia, enraizado no equilíbrio e com fácil acesso à natureza e à cultura, torna o país um lugar ideal para renovar a mente e o corpo”, diz o texto de divulgação do site oficial.
O país tem mais de 265 mil ilhas, 100 mil lagos e 5.700 reservas naturais, além de uma legislação que incentiva as pessoas (nativos e viajantes) a explorarem a natureza.
Em vez de remédios e fórmulas medicinais, o tratamento é feito com atividades mais tranquilas, longe da pressa, junto a natureza e opções culturais. Entre as sugestões do receituário estão:
- Sessões de sauna e noites tranquilas e sem barulho sob as estrelas para melhorar o sono.
- Passeios na floresta para baixar o estresse, regular a pressão e ajudar no foco.
- Mergulhos gelados para ativar a circulação (parece estranho, mas é um hábito na região).
- Conhecer o ritual diário do fika, uma pausa para café com doce, que é indicado como auxílio à produtividade.
Há ainda uma relação de estudos científicos que indicam que as atividades promovem bem-estar físico e mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pesquisas já demonstraram que a exposição à natureza pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor, aprimorar a função cognitiva e reduzir o risco de doenças crônicas.
Aval de Profissionais Internacionais
No site oficial, o governo sueco usa fotos e depoimentos de médicos internacionais que aprovam a ideia. O texto indica que os profissionais trabalham nos Estados Unidos, Reino Unido, Noruega e Alemanha.
“Passar um tempo na natureza e interagir com a cultura são maneiras comprovadamente eficazes de promover a saúde mental e física. A Suécia oferece um cenário ideal para esse tipo de cuidado”, afirma Sam Everington, vice-presidente honorário da Associação Médica Britânica.
A professora sueca Yvonne Forsell ajudou a identificar “atividades comprovadamente eficazes para ajudar você a se sentir melhor”, de acordo com o governo. Ligada ao Instituto Karolinska, ela tem experiência clínica em psiquiatria e pesquisa sobre como o exercício físico afeta o cérebro.
Um detalhe importante é que o governo sueco deixa claro que não arca com os custos da viagem.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





