Após as enchentes ocorridas no mês de maio no Rio Grande do Sul, que obrigaram o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por cinco meses, a reabertura do aeroporto acontecerá de forma gradual.
Até o fechamento, em maio, o aeroporto tinha cerca de 150 voos operados por dia, entre viagens nacionais e internacionais. Porém, com a previsão de reabertura a partir do dia 21 de outubro de forma gradual, as operações serão, em um primeiro momento, apenas de voos nacionais.
O aeroporto contará com 74 pousos e decolagens diários e voltará a conectar Porto Alegre com outras cidades brasileiras. Dessa forma, a partir de outubro, Porto Alegre terá voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Brasília.
Retomada Gradual
Os primeiros voos que acontecerão em outubro serão operados pelas três principais companhias aéreas do país. A Azul contará com voos para Campinas, Congonhas, Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), tendo o maior número de voos diários. Enquanto a LATAM terá voos para Congonhas e Guarulhos (SP), e Brasília (DF). E a GOL operará voos para Congonhas e Guarulhos (SP), e Galeão (RJ).
Além disso, entre o final de outubro e o início de novembro, a capital gaúcha terá voos também para destinos como Curitiba e Belo Horizonte, além de cidades do interior do RS como Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana.
Apesar de o Governo Federal e a Fraport destacarem que a capacidade do aeroporto gaúcho é para operar 128 voos diários, as operações, neste primeiro momento, serão reduzidas e operadas conforme as demandas das companhias aéreas. Assim, a perspectiva é de que a retomada seja gradual, ou seja, de que com o passar dos dias o número de voos aumente conforme as estratégias de cada companhia aérea.
A partir da retomada dos voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, as operações na Base Aérea de Canoas serão encerradas. Nesta primeira etapa de reabertura, as companhias aéreas estarão operando da seguinte forma:
Azul – 36 voos diários de/para Campinas, São Paulo (CGH e GRU) e Rio de Janeiro (GIG).
LATAM – 20 voos diários de/para São Paulo (CGH e GRU) e Brasília.
GOL – 18 voos diários de/para São Paulo (CGH e GRU) e Rio de Janeiro (GIG).
Voos Internacionais
A previsão é de que a partir do dia 16 de dezembro Porto Alegre volte a receber voos internacionais. A primeira rota a voltar a operar, já confirmada para o dia 19 de dezembro, é entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá, em um voo operado pela Copa Airlines.
A LATAM também já confirmou a retomada de sua rota para Santiago, no Chile, e Lima, no Peru, a partir de janeiro de 2025.
Outras rotas internacionais operadas pela Azul (Uruguai), TAP (Portugal) e Aerolíneas Argentinas (Argentina) ainda não tiveram seus planos de retomada anunciados.
Com informações de GZH
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.