Se você ama viajar de trem como eu, quero lhe fazer um convite: Que tal viajar do norte ao sul da Europa num trem panorâmico? Isso é possível!
A viagem com o Bernina Express é uma experiência única! São 55 túneis e mais de 196 pontes percorridos pelos trilhos mais altos da Europa e mais íngremes de todo o mundo. Esta é uma viagem tão incrível que em 2008 foi incluída no Patrimônio Mundial da UNESCO!
Aqui você encontra:
A Linha
A linha foi construída entre os anos de 1903 a 1910 e, como o Glacier Express, funciona tanto no verão como no inverno, possuindo trens panorâmicos. No ano passado, publicamos o artigo 5 viagens de trem inesquecíveis. Dentre elas, está a viagem com o Glacier Expresso.

Crédito: Imagens e Viagens
A partida pode ser feita tanto da cidade de Chur como de St. Moritz, na Suiça. O local de chegada é a cidade de Tirano, na Itália. Ao longo da rota, o Bernina Expres faz 25 paradas.
O percurso envolve as paisagens lindas e românticas dos desfiladeiros suíços, as geleiras com gelo eterno e estruturas espetaculares feitas por mãos humanas, como o Viaduto Landwasser.
Detalhes da Rota
- Tempo de viagem: 4 horas
- Distância percorrida: 122 km
- Maior elevação alcançada: 2253 metros acima do nível do mar
Como Chegar até o Bernina Express
- Partindo de Zurique: É possível tomar o Intercity e ir direto até Chur. Duração da viagem é de 1h15. Existe ainda as opções dos trens regionais diretos.
- Partindo de Milão: Existe trens diretos para Tirano, operados pela Trenord e que estão incluídos no Eurail Pass.
- Partindo da Áustria: É possível partir de Viena ou Salzburgo e ir até Sargans na Suíça. Duração da viagem: 6h57. Dali é necessário trocar de trem e em 30 minutos você chegará a Chur.
- Partindo da Alemanha ou da França: Partindo de Munique, Colônia ou Paris, pode-se pegar um trem para Karlsruhe, na Alemanha ou Zurique, na suíça. E de lá, pegar um trem direto para Chur.
Informações Gerais
- A rota do Bernina Express funciona durante o ano todo. Se viajar na primavera, você verá uma aquarela de cores dos campos verdes e aldeias agrícolas. Mas caso sua viagem seja durante o inverno, você apreciará lagos congelados e as montanhas cobertinhas de neve. Você é quem escolhe! Mas seja lá qual for sua opção, sem dúvida, as paisagens serão de encher os olhos.
- É obrigatória efetuara reserva de assentos que pode ser feita através deste site.
- Existe também um serviço de bebidas e lanches a bordo.
- A viagem inteira é narrada!
- Dependendo do trem e da rota, estão disponíveis os seguintes serviços: sistema de áudio, chuveiros, lojas.
Preços
Os preços variam de acordo com a classe que você escolher viajar. Você poderá conferir aqui todas as opções disponíveis e seus respectivos valores.
Preços na segunda classe começam a partir de CHF 66 (R$ 420) e na primeira a partir de CHF 113 (R$ 721)
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.