Vira e mexe ouço alguém perguntando qual é a quantidade de líquido permitida na bagagem de mão. Por isso, vamos à fonte para ver o que a ANAC e as companhias aéreas nacionais orientam a respeito.
Aqui você encontra:
Voos Internacionais
Conforme orientações da ANAC, líquidos, géis e pastas devem ser conduzidos em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20cm x 20cm), apresentados na inspeção por raios X separadamente da bagagem.
Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml. Líquidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios.
Medicamentos e Comidas para Bebês
A ANAC determina que medicamentos somente com prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção por raios x. Alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.), apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeção por raio X preventiva de segurança a bordo.
A ANAC disponibiliza uma cartilha com todas as normas referentes à Bagagem, tanto de mão, como despachada. Você pode acessá-la clicando aqui.
Voos Nacionais
Não há uma determinação específica da ANAC quanto ao limite permitido de líquido na bagagem de mão em voos nacionais. Ela diz apenas que a empresa deverá, no momento da compra da passagem, avisar o passageiro se o seu voo nacional será feito em área destinada a embarque internacional.
Caso isso aconteça, você estará sujeito a restrições de transporte de líquidos em bagagem de mão (as mesmas exigidas para passageiros de voos internacionais). Sendo assim, cada companhia acaba determinando suas próprias regras.
Vamos ver o que a Latam, Azul e Gol dizem sobre isso:
LATAM
Em seu site, a Latam diz que as quantidades máximas que você pode transportar na bagagem de mão dentro de cada país são definidas pelas autoridades locais conforme abaixo:
- Chile – Aerossóis, limite total por passageiro: 2 litros, em embalagens de até 500ml cada. Demais líquidos e géis estão limitados a 5 litros.
- Brasil – Limite total por passageiro: 4 embalagens, sendo que cada um delas deve conter, no máximo, 300 ml ou 300g.
- Peru, Colômbia e Equador – Limite total por passageiro: 2 litros, sendo que cada embalagem não poderá ultrapassar 500ml.
Consulte aqui o site da Latam para obter mais informações.
AZUL
A Azul informa que não há limite de volume para os líquidos na bagagem de mão, mas eles devem estar bem acondicionados para evitar vazamentos. Todos os produtos líquidos da bagagem não podem ultrapassar 1,2 kg ou 1,2 L e cada produto deve ter, no máximo, 300 g ou 300 ml. Alimentos também podem ser levados na bagagem de mão em voos nacionais.
Mais informações sobre as regras da Azul quanto ao transporte de líquido na bagagem de mão em voos nacionais, você pode obter clicando aqui.
GOL
Estas são as orientações que a Gol fornece quanto aos artigos de higiene pessoal ou medicinais:
Você poderá levar itens de higiene pessoal ou medicinal não radioativo, incluindo aerossóis, desde que:
- Artigos referenciados – Quantidade total líquida por passageiro não poderá ultrapassar 2 kg ou 2L
- Artigo individual de qualquer tipo: até 500 g ou 500 mL;
- Aerossóis e atomizadores: até quatro frascos por pessoa, sendo que cada um não poderá ultrapassar 300 mL ou 300 g;
A Gol fornece ainda algumas instruções:
As válvulas de descompressão dos aerossóis – devem estar protegidas por cápsula ou outro meio adequado, evitando, assim, a liberação involuntária de seu conteúdo.
Estão incluídos nesta categoria: atomizadores, perfumes, colônias e medicamentos que contenham álcool, desodorantes, fixadores de cabelo, removedores de esmalte, álcool em gel (deve estar em sua embalagem original e com o devido rótulo de identificação), broncodilatadores (bombas para asma) e medicamentos que contenham álcool.
É expressamente proibido carregar Acetona na bagagem de mão.
Mais detalhes sobre as regras da Gol podem ser obtidas aqui.
Nosso leitor Vitor Silva, acrescentou uma informação: Complementando a informação e pra quem gosta de vinho, há um acordo entre países do Cone Sul sobre quantidade de garrafas. O total permitido é de até 16 garrafas de 750ml cada, sendo a metade passível de ser transportada em bagagem de mão, desde que devidamente acondicionadas e aprovadas pela aérea no momento do check-in e embarque. Valeu, Vitor!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.