A Qatar Airways atingiu a marca de mais de 100 aeronaves widebody equipadas com o sistema de internet via satélite Starlink, tornando-se a companhia com o maior número de aviões desse tipo conectados à tecnologia.
Starlink na Frota Widebody da Qatar Airways
A rápida expansão do Wi-Fi via satélite da Qatar Airways mudou o patamar de conectividade a bordo: em pouco mais de um ano, a companhia transformou uma instalação piloto em uma operação que já cobre mais da metade de sua frota widebody .
O programa, iniciado em outubro de 2024 com o primeiro Boeing 777 modificado, avança mais rápido que o previsto e já cobre mais de 50% da frota de fuselagem larga. Desde então, a empresa realizou mais de 30 mil voos com a conectividade ativa, em operações que abrangem seis continentes e incluem rotas na Ásia, Europa, Américas e Austrália.
Leia também 🔗 Qatar amplia frequência de voos para 15 destinos, incluindo São Paulo
Ritmo de Implementação e Abrangência
A conclusão da instalação nos Boeing 777 marca a etapa mais avançada do programa. Agora, a companhia finaliza a adaptação dos Airbus A350, também antes do cronograma. Segundo a Qatar Airways, até 200 voos diários já são operados com o serviço ativo.
A empresa destaca que todos os passageiros, independentemente da classe de viagem, têm acesso gratuito ao Wi-Fi de alta velocidade, mantido do embarque ao desembarque. A promessa é oferecer velocidades superiores às de muitas conexões residenciais, permitindo streaming, chamadas e trabalho remoto a bordo.
Leia também 🔗 Qatar Airways finaliza instalação de Wi-Fi via Starlink em sua frota de Boeing 777
Contexto Regional e Posicionamento Global
Com o avanço do projeto, a Qatar Airways permanece como a única empresa do Oriente Médio e Norte da África a oferecer Starlink nos voos. No cenário global, se destaca entre as líderes na adoção da tecnologia em longas distâncias, especialmente em rotas de longo e ultralongo alcance.
A conectividade já está disponível na maioria dos destinos da companhia nas Américas e Austrália, além de ligações importantes na África, Ásia, Europa e Oriente Médio.
O plano é expandir a oferta até cobrir praticamente toda a rede de mais de 170 destinos. A companhia avalia o serviço como um diferencial competitivo em um momento em que a conectividade se tornou parte central da experiência de bordo, tanto para viajantes corporativos quanto de lazer.
A Qatar Airways afirma que a rapidez na implementação do sistema Starlink demonstra o foco da companhia em priorizar melhorias tangíveis na experiência do passageiro.
Leia também 🔗 Mudanças na tabela fixa: LATAM Pass restringe emissões com a Qatar
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Qatar Airways, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





