A Qatar Airways decidiu oficialmente encerrar sua relação com o Boeing 737 MAX 10. A companhia aérea cancelou o pedido de 25 aeronaves da maior versão da família MAX, optando por concentrar seus esforços no fortalecimento da frota de narrowbodies da Airbus.
A decisão foi confirmada em entrevista recente ao Bloomberg pelo CEO da companhia, Badr Mohammed Al Meer, e acontece em meio a atrasos contínuos na certificação do modelo MAX 10 pela FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA).
Airbus de Volta ao Jogo
O cancelamento do pedido da Boeing representa mais que uma simples mudança de fornecedor. Trata-se do desfecho de um imbróglio industrial iniciado anos atrás, quando Qatar Airways e Airbus se enfrentaram judicialmente por problemas na pintura das aeronaves A350. À época, em meio à disputa, a companhia do Golfo se viu obrigada a buscar alternativas, e aí entrou o pedido pelo 737 MAX 10, feito em 2022 em um movimento quase simbólico de afastamento da Airbus.
Com a disputa encerrada e os pedidos da fabricante europeia restabelecidos, a Qatar Airways agora faz uma jogada lógica e retorna ao portfólio da Airbus, onde já possui encomendas firmes de 40 A321neo e 10 A321LR. Esses modelos, com mais eficiência operacional e alcance estendido, se mostram muito mais adequados à estratégia de crescimento da companhia.
Boeing Não Sai de Cena
Apesar do cancelamento do MAX 10, a relação entre Qatar Airways e Boeing continua sólida. A companhia recentemente firmou um dos maiores acordos de sua história com a fabricante americana: 160 aeronaves de longo curso, incluindo os modernos 787 Dreamliner e o ainda inédito 777X. Essa parceria reforça a presença da Boeing nos voos intercontinentais da companhia, mantendo os céus do Oriente Médio repletos de aviões da fabricante americana.
Uma Frota mais Coesa
A frota de fuselagem estreita da Qatar Airways tem, hoje, cerca de 30 aeronaves, em sua maioria Airbus A320. Com as novas entregas, esse número deve saltar para 50, confirmando uma padronização operacional em torno da família A320. Isso facilita treinamentos, manutenção e logística, além de proporcionar uma experiência de cabine superior, inclusive com opções de assentos flat-bed nos voos regionais.
Tome Nota
O cancelamento do pedido de 737 MAX 10 é mais do que uma simples mudança de fornecedor. É uma demonstração clara da maturidade estratégica da Qatar Airways, que deixa para trás uma compra feita em tempos de crise e retoma um plano de frota mais alinhado com sua visão de longo prazo. A aposta no A321neo e A321LR promete transformar a presença da companhia no mercado de rotas curtas e médias, com mais eficiência e conforto.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.