Neste post, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência positiva que tive recentemente, daí o motivo do título escolhido: o desejo de que os programas de fidelidade sigam o exemplo do World of Hyatt.
Aqui você encontra:
Introdução
Recentemente, relatamos o caso de um leitor nosso que se hospedou de graça junto ao Grand Hyatt em Dubai (categoria 4 do programa), tendo economizado cerca de R$ 2.100 na sua hospedagem.
Isso somente foi possível graça à utilização do certificado de noite gratuita em hotéis da rede de categoria 1 a 4, além de ter conseguido um upgrade de quarto para uma suíte por possuir o status máximo (Globalist) no programa.
Pois bem, como eu mencionei naquele post, eu também, no início desse ano, fiz o “matress run” no programa World of Hyatt a fim de obter o status globalist, e, em razão disso, obtive um certificado de noite grátis.
Todavia, como regra, esse certificado expira em seis meses contados da data em que é disponibilizado na sua conta. E, em razão disso, que escrevo o presente post, a fim de enaltecer a atitude tomada pelo programa.
Contudo, antes de mencionar especificamente o meu caso, convém relembrar um pouco sobre o programa e como funciona o certificado de noite grátis:
O Programa World of Hyatt
O programa da rede Hyatt de hotéis é formado por doze marcas, com mais de 950 propriedades em mais de 65 países.
O programa World of Hyatt é considerado como um (senão o melhor) dos melhores programas de fidelidade de hotéis, embora, em termos de tamanho, seja bem menor que os seus concorrentes Hilton Honors e Marriot Bonvoy.
Inclusive, via de regra, seus pontos são precificados com valor superior aos dos seus concorrentes.
Certificado de Noite Grátis
Ao completar quinze noites de hospedagem em um hotel da rede, e uma vez inscrito na promoção bonus journeys, que do final do ano passado até o dia 28 de fevereiro desse ano permitiu dobrar o número de noites, você, caso tenha se hospedado por apenas 15 noites, teve suas noites duplicadas, atingindo as 30 noites atualmente, em razão da pandemia, necessárias para obter o status Globalist (válido até 28 de fevereiro de 2023).
Ao atingir o status máximo do programa, você ganha um certificado de noite gratuita para hospedagem em um hotel de categoria 1 a 4 da rede.
Foi desta forma que eu, no início de fevereiro desse ano, obtive o meu certificado.
A Data de Expiração do Certificado e o Procedimento que Adotei
Como o certificado foi obtido no início de fevereiro, e considerando o prazo de seis meses da sua validade, eu teria até o início de agosto para utilizá-lo.
Porém, até a referida data, em razão de ainda não estar totalmente vacinado, e tendo em vista as atuais restrições impostas pela pandemia, e sem previsão de viajar até a data de expiração do certificado, resolvi contatar, por e-mail, a central de atendimento do programa.
Em vista disso, já prevendo que não iria conseguir utilizar o certificado antes da sua expiração, enviei um e-mail no final do mês de junho para o programa, direcionado para o setor de atendimento ao cliente, explicando a minha situação e questionando se, assim como seus concorrentes (como o Hilton Honors, por exemplo), tinha alguma previsão de renovação dos certificados de noite grátis que estavam por expirar.
No dia seguinte, recebi a seguinte resposta por e-mail:
Como pode ser constatado a partir da resposta do programa, em que pese o programa não possuir uma política atual e vigente de renovação dos certificados de noite grátis que estavam por expirar, mesmo assim, uma vez expirado, bastaria eu entrar em contato e solicitar um novo certificado.
Pois bem, decorrido o prazo, o certificado expirou, e, então, como orientado, enviei um novo e-mail ao programa, tendo recebido a seguinte resposta:
Como visto, o programa honrou a sua palavra, e, de forma muito acertada, disponibilizou na minha conta um novo certificado de noite grátis, que, agora, vencerá apenas daqui a seis meses, isto é, apenas em 06.02.2022.
Este novo certificado, aliás, já consta na aba “awards” da minha conta, que consultei através do aplicativo do programa:
Tome Nota
No post de hoje mostramos como o programa World of Hyatt, a partir de uma solicitação que fiz por e-mail diretamente à sua central de atendimento, adotou um postura correta e digna de aplausos.
Mais do que isso, ao assim proceder, serviu de exemplo para os demais programas, daí o proposital título escolhido (Programas de Fidelidade: Sigam o exemplo do World of Hyatt).
Esta atitude, tomada por um programa de fidelidade de uma rede de hotéis, deveria também ser adotada por todos os programas das cias aéreas. Ou seja, a manutenção de políticas de flexibilização na remarcação das passagens e na renovação das validades das milhas, no atual momento, é medida mais do que recomendável.
Nesses momentos de dificuldades, em que os clientes necessitam contar com a flexibilização e o bom senso dos programas, é que vemos quem, realmente, valoriza e respeita o seu cliente.
Então, a partir disso, fiquem atentos aos programas que você, caro leitor, é fiel. Caso não haja compreensão e reciprocidade em um momento de dificuldades, como vivemos agora, cabe repensar a sua estratégia de ser fiel a este programa, não concordam?
Enfim, o objetivo em trazer à tona esses relatos é mostrar para você, leitor do Pontos Pra Voar, que ainda existem programas de fidelidade (como o do World of Hyatt) que compreendem as dificuldades deste momento, e que, apesar da crise econômica mundial que assola a todos, mesmo assim, adotam uma postura sensível frente às necessidades dos seus clientes.
E você leitor, já solicitou junto a algum programa de fidelidade nacional ou internacional (seja de companhia aérea, seja de uma rede de hotéis) a renovação da validade dos seus pontos ou milhas? Tendo solicitado, foi atendido? Compartilhe, por favor, a sua experiência nos comentários abaixo.
Para Saber Mais
Veja mais sobre o programa World of Hyatt, clicando aqui.
Grupos de WhatsApp
Além de todo o conteúdo gratuito que oferecemos em nosso site e no Instagram, também temos grupos de WhatsApp pagos onde você tem espaço para esclarecer dúvidas e aprender com nossos editores, que são especializados no assunto.
Promoções e Cashback – Como não publicamos todas as promoções e cashback em nosso site, temos um grupo dedicado totalmente ao assunto onde compartilhamos e discutimos todas as campanhas que aparecem.
Cartões Nacionais – Neste grupo abordamos tópicos como: por onde começar (meu primeiro cartão), como passar para o próximo cartão, como conseguir um cartão premium (Visa Infinite, Mastercard Black, Elo Diners Club e American Express The Platinum Card) e como isentar anuidade. Além disso, damos dicas de quais os melhores cartões para pontuação e acesso gratuito às salas VIPs no Brasil e no mundo.
Cartões Internacionais – Este grupo é focado exclusivamente em cartões de crédito internacionais. Lá tiramos dúvidas que vão do passo a passo de como abrir uma conta corrente internacional, construir o histórico de crédito até a solicitação do cartão em si. Falamos ainda das promoções de aquisição de cartões, isto é, quais cartões oferecem os maiores bônus e também os benefícios associados a eles.
Emissões com Milhas – Aqui cobrimos as emissões de passagens com milhas focados nos programas Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Iberia Plus (Iberia), AAdvantage (American Airlines), Miles&Go (TAP), Executive Clube (British Airways), Life Miles (Avianca) e Miles&More (Grupo Lufthansa). Falamos também de como planejar e fazer emissões de passagens de volta ao mundo.
Programas de Fidelização – Este grupo aborda os programas de fidelidade brasileiros e incluem Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Accor ALL, Livelo, iupp, Esfera e Stix. Aqui você tira dúvidas e aprende como maximizar o acúmulo de pontos e uso dos benefícios destes programas. Note que este grupo não fala sobre emissões de passagens.
Todos os nossos grupos contam com um mentor, nossos editores, e regularmente fazemos lives para tirar dúvidas ou discutir assuntos de interesse comum.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.