Tax Free é um sistema que permite aos turistas receber de volta o imposto pago sobre compras feitas em determinados países. Basicamente, quando você compra algo, como roupas ou eletrônicos, em um país que oferece esse benefício, o preço já inclui os impostos locais.
No entanto, se você é turista e está deixando o país, pode solicitar o reembolso desses impostos. Para isso, é necessário seguir os procedimentos locais, geralmente realizados no aeroporto. Mostrando os recibos e atendendo às exigências, você recebe de volta parte do valor pago pelos produtos.
No final do ano passado, informamos aqui no Pontos pra Voar que essa medida já estava em vigor no Rio de Janeiro, funcionando como uma espécie de cashback. No entanto, é importante destacar que nem todas as compras dão direito a essa restituição. O benefício é válido apenas para aquisições realizadas em lojas credenciadas no programa. Se quiser saber mais sobre o assunto, você pode acessar a matéria completa.
Repercussão na Internet
Como já era esperado, essa atualização na reforma tributária dividiu opiniões na internet. Muitos internautas demonstraram insatisfação com a inclusão do programa Tax Free. Embora seja uma prática comum em outros países, e o Governo brasileiro esteja apenas seguindo uma tendência global, isso não impediu críticas.
Na visão de diversos críticos, a medida representa um descaso com os brasileiros, que se sentem prejudicados pelos impostos abusivos cobrados nos produtos, sem receber os mesmos “privilégios”.
Com informações da Agência Gov.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre programas de fidelidade, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.