O mercado de viagens de luxo aponta tendências como experiências exclusivas, destinos frios em alta, e a busca por bem-estar, segundo estudo da Virtuoso. Mulheres dominam o segmento de viajantes solo, enquanto a Geração Z com filhos impulsiona viagens multigeracionais, destacando a evolução do turismo de alto padrão.
As viagens de luxo estão com tudo! Setor muito importante para o turismo, a Virtuoso, rede de agências com foco neste segmento, divulgou um estudo realizado com seus clientes que aponta as tendências desse mercado cheio de requinte para os próximos anos.
Experiências exclusivas, destinos fora do comum, ligados principalmente ao bem-estar e até o crescente número de mulheres que buscam viajar mais sozinhas, são apenas alguns dos tópicos interessantes que o estudo constatou.
Vamos a elas?
Maiores Motivadores – Curiosidade e Exploração
O levantamento mostrou que para os viajantes de luxo, os principais motivadores de viagem são a curiosidade e a exploração do destino (77%), a alegria e a felicidade (65%) e a admiração pela natureza local (7%).
Além disso, os destinos mais frios estão em alta, com locais mais ao norte da Europa e no Canadá, que aumentaram 44%. Em contrapartida, os destinos mais quentes como Itália, França e Grécia, diminuíram 5%.
Experiências Exclusivas
O turista do mercado de luxo também tem procurado por experiências exclusivas, como transportes e residências privativas, além de iates de luxo, cruzeiros de expedição, safaris africanos e destinos mais exóticos como Fiji e a Tailândia.
O maior motivador para esse tipo de viagem, no entanto, são as comemorações e experiências relacionadas a hobbies como esportes, arte e cultura.
Destinos Mais Procurados
Itália, França, México, Reino Unido, Espanha e Portugal, continuam sendo destinos muito procurados pelos turistas, porém, as maiores altas registradas vêm de países como Canadá (168%), Japão (160%) e São Bartolomeu (155%).
Ainda com visitação significativa, Paris, Londres, Nova Iorque, Roma e Tóquio seguem em ritmo crescente comparado a 2023, porém, nas temporadas de férias, México, Havaí, Costa Rica, Anguila, São Bartolomeu, puxam a caravana de locais mais procurados.
Também segundo a empresa, vale destacar que ilha de Maui, no Havaí, teve uma procura 66% maior em feriados neste ano, quando comparado a 2023.
Aposta em Viagens Sustentáveis
Outro ponto que chamou bastante atenção no levantamento foi a crescente procura dos viajantes de luxo para mercado mais sustentáveis e pouco explorados.
São eles: Eslovênia, Portugal e Croácia, emergindo como possibilidades frente a destinos super movimentados e em períodos de alta demanda de viagens.
Mulheres Dominando
O levantamento também traz um número bastante significativo de mulheres que são viajantes solo: elas representam 71% dos turistas individuais.
Porém, o que se espera para o próximo ano é a chegada da Geração Z com seus filhos, momento em que, mundialmente pela primeira vez na história, haverá sete gerações viajando simultaneamente.
Assim, as viagens que buscam reunir essas gerações, seja para celebrar marcos ou buscar um momento nostalgia, deverá ganhar cada vez mais popularidade.
Ainda segundo a Virtuoso, 32% da Geração Z planeia viajar com crianças no próximo ano, com 42% pensando em fazê-lo sob a orientação de um consultor de viagens.
Viagens de Bem-Estar Seguirão em Ritmo Acelerado
Pensando ainda em 2024, as viagens tendência seguem sendo as que possuem foco no bem-estar. Cerca de 70% dos turistas buscam relaxar e se desconectar por meio de suas viagens, com experiências personalizadas e focadas na mente.
Nada mais justo para quem quer descansar dos problemas, não?
Com informações de Panrotas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.