Novas informações repassadas pelo CEO da American Airlines indicam que os primeiros voos dos Airbus A321XLR da empresa só irão ocorrer em 2025. Os novos Airbus A321XLR são a variação de maior alcance do narrowbody da fabricante europeia.
Esta nova aeronave tem um alcance de 4.700 milhas náuticas, equivalente a 8.704 quilômetros, o que representa um acréscimo de 700 milhas se comparado à sua variante LR.
Com isso, possibilitará às cias, em geral (como a Iberia, a primeira a voar com esta aeronave, como já divulgamos aqui), obter uma maior eficiência de combustível, o que reduz significativamente os custos operacionais e as emissões de carbono.
Primeiros Voos Irão Atrasar
Já havíamos publicado aqui sobre os primeiros voos que a American Airlines planejou para os seus novos A321XLR.
Na oportunidade, mencionamos que a expectativa era a de que a certificação da aeronave viesse a ocorrer ainda no segundo trimestre deste ano e que a AA recebesse as aeronaves em dezembro.
Porém, recentemente, o CEO da cia, Robert Isom, disse que o jato deve se juntar à frota apenas em 2025, sendo que os executivos da American tinham como meta o final deste ano de 2024.
Assim, infelizmente, os primeiros voos com a essa nova aeronave e cabine irão atrasar, e deverão ocorrer somente ao longo do ano que vem.
Relembrando que a American já esclareceu que pretende usar esta aeronave em voos programados para operar rotas transcontinentais saindo de Nova York (JFK).
Com isso, temos a expectativa de que, além da utilização em novas rotas a serem criadas e já divulgadas (como alguns destinos sazonais e algumas rotas para o oeste da África e para a Europa), estas novas aeronaves substituam os atuais A321ceo (A321T).
Os atuais A321T são equipados com primeira classe e classe executiva e operam, justamente, na rota transcontinental entre Nova York e Los Angeles.
Tome Nota
A American Airlines encomendou 50 XLRs ainda em 2019 e planeja lançar o jato domesticamente em rotas “transcontinentais premium”, substituindo o atual A321T.
Contudo, a previsão, atual, é que somente ao longo do ano de 2025 os voos nesta nova aeronave aconteçam.
Isso porque, como esclarecido pelo CEO da cia, os prazos de entrega da fabricante Airbus atrasaram um pouco, com a empresa citando dificuldades na cadeia de suprimentos, tendo em vista as expectativas iniciais de entrega no final de junho.
E você, leitor, pretende conhecer esta nova cabine e aeronave? Acredita que novas rotas internacionais poderão ser criadas aproveitando o maior alcance desta aeronave? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.