A LATAM comemorou o Dia do Aviador em 23 de outubro de forma diferente este ano, destacando os esforços e conquistas de Claudine Melnik, a primeira mulher piloto da história da companhia aérea.
Este ano ela completa 30 anos de empresa. Natural de Curitiba, Claudine começou sua carreira em 1992 como comissária de bordo aos 23 anos antes de se tornar copiloto em 1994 e a primeira mulher capitã de companhia aérea no país sul-americano em 1995.
A História de Claudine Melnik

Claudine Melnik – Crédito: LATAM
Claudine Melnik é uma piloto brasileira que iniciou sua carreira na LATAM há trinta anos. No entanto, o sonho de voar pelos céus vem desde criança, segundo Melnik.
“Não sei exatamente se foi por causa de uma viagem de férias em família que fizemos ou se esse desejo já existia antes disso. Mas o fato é que desde muito jovem me via voando de alguma forma”, disse ela.
Quando criança, Claudine se imaginava voando como a prima, piloto da Força Aérea Brasileira (FAB), que só começou a aceitar pilotos do sexo feminino em 1982. Para realizar seus sonhos, Claudine Melnik fez aulas teóricas de voo em um aeroclube de Curitiba e práticas aulas em Juiz de Fora. Quando iniciou sua carreira na LATAM, já possuía a licença para se tornar piloto.
Em 1994, Claudine Melnik passou de comissária de bordo para copiloto. Naquele ano, assumiu o cargo de copiloto de uma aeronave Caravan C208 e, um ano depois, tornou-se a primeira mulher capitã de companhia aérea do Brasil, pilotando o mesmo modelo. Por quatro anos, Claudine fez voos domésticos.
Quando a LATAM Brasil adquiriu sua primeira aeronave para voos de longa distância, ela fazia parte do primeiro grupo de copilotos que voaria do Brasil para o exterior. O primeiro voo internacional de Claudine foi para o Aeroporto Internacional de Miami (MIA), nos Estados Unidos, em 1998.
Atualmente, Claudine é comandante das aeronaves Boeing 787 e 777, que operam as rotas internacionais do Brasil para a América do Norte, Europa e África.
Este ano, ela está comemorando seu 30º aniversário na LATAM Airlines e seu 27º aniversário como capitã de companhia aérea.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias publicadas recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.