Por unanimidade, em uma assembleia realizada hoje, pilotos e comissários aprovaram greve a partir da próxima segunda-feira, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Segundo o sindicato, a categoria tem como pleito a recomposição das perdas salariais decorrentes da inflação e um ganho real nos salários, de forma a compensar as perdas nos dois anos de pandemia.
Segundo o presidente do sindicado, Henrique Hacklaender:
“As empresas estão como os preços das passagens no mais alto patamar dos últimos 20 anos e estão financeiramente melhores do que antes da pandemia.”
Além da recomposição salarial, os tripulantes pedem ainda que as empresas respeitem os horários de início e término das folgas e que não programem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voos.
A greve, sem data para acabar, começará na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, e ocorrerá sempre entre 06:00h e 08:00h da manhã nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza.
Ou seja, as paralisações afetarão os principais centros de distribuição de voos do país. Atrasos e cancelamentos nestes aeroportos acabam impactando a malha aérea em todo o país.
Vale destacar que a greve dos pilotos e comissários, se seguir adiante, terá início a praticamente duas semanas antes do Natal, que é um dos períodos mais movimentados no que diz respeito a viagens.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.