O preço das passagens aéreas recuou 11,18% em maio, tornando-se o principal fator de alívio na prévia da inflação oficial do país, segundo dados do IPCA-15 divulgados pelo IBGE.
IPCA-15
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (27) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país.
Em maio, o indicador registrou alta de 0,36%, desacelerando em relação a abril, quando a taxa havia sido de 0,43%. O resultado também ficou abaixo das expectativas do mercado, que projetavam uma elevação de 0,44% para o mês.
Esse é o menor avanço para um mês de maio desde 2020, período marcado pelos efeitos da pandemia da covid-19.
Queda no Preço das Passagens
A principal contribuição para esse desempenho veio do subitem passagens aéreas, que recuou 11,18% em maio e exerceu impacto de -0,07 ponto percentual sobre o índice geral. Essa queda representou o maior alívio entre todos os componentes do IPCA-15 no mês.
A queda no preço das passagens aéreas compensou altas em outras categorias e colaborou para a desaceleração da inflação em relação a abril, quando o índice havia sido de 0,43%.
Desempenho do Setor de Transportes
O grupo Transportes teve queda de 0,29% em maio, após recuo de 0,44% em abril, contribuindo com -0,06 ponto percentual para o IPCA-15 do mês. Os combustíveis subiram 0,11%, com altas no etanol (0,54%) e na gasolina (0,14%), enquanto o óleo diesel (-1,53%) e o gás veicular (-0,96%) recuaram.
No transporte público, o ônibus urbano caiu 1,24% com impacto de políticas de tarifa zero em Brasília e Belém, além de ajustes tarifários em outras capitais. O metrô subiu 0,51%, e o táxi avançou 0,49% com reajustes locais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





