Diante da impossibilidade de emissões com as companhias parceiras utilizando a tabela fixa do programa LATAM Pass, resolvemos fazer este post para falar acerca da grande celeuma envolvendo este tema.
Introdução
Inicialmente, destaco que o site Pontos pra Voar já vem comunicando os seus leitores das diversas e péssimas mudanças que o programa LATAM Pass passou a anunciar e implementar desde o ano passado.
Neste sentido, relembro, porque importante, que nos dias 22 a 24 de julho do ano passado, fizemos três posts: o primeiro em que mencionamos as mudanças que o programa anunciou que iriam ser implementadas de 20 de outubro, dentre elas a questão atinente às emissões usando a tabela fixa com os programas parceiros.
Conforme retificação feita naquele post tendo em vista o posterior esclarecimento da empresa, as emissões com as cias parceiras a partir da tabela fixa do programa continuariam sendo feitas, porém somente pelo call center.
Já no segundo post, fizemos questão de mostrar aos nossos leitores os motivos pelos quais cheguei à conclusão de que a empresa não fazia questão de contar com clientes fiéis.
Chegamos a essa conclusão – que hoje vemos que foi acertada – porque, simplesmente, muitos dos benefícios que, na prática, faziam diferença e justificavam que o viajante frequente optasse e fosse fiel à LATAM seriam – como de fato agora foram – extintos, ainda que com um aviso prévio maior que apenas 03 meses de antecedência (as mudanças estavam previstas para serem implementadas em 20 de outubro).
Inclusive, naquele post, mencionamos que, ao nosso sentir, a companhia deixou claro que buscou a ajuda do seu cliente fiel no momento de maior dificuldade, e, agora, quando das mudanças, em vez de beneficiá-lo, ou ao menos manter seus benefícios, alterando-os apenas para novos clientes, acabou por extingui-los.
Portanto, já naquela época, o recado foi claro: a empresa não mais fazia questão da fidelidade do cliente.
Finalmente, fomos o único site a veicular e publicar, em um post específico, uma carta dos clientes do programa com status Black e Black Signature, por intermédio do qual estes clientes elite lançaram diversas considerações, requerendo, ao final, que a empresa postergasse até 31.03.2024 parte das prejudiciais alterações que iriam ser implementadas.
Assim, estabelecidas as premissas que vêm desde o ano passado pautando as alterações do programa, impõe-se que seja analisada a atual conjuntura das mudanças, em especial a (im)possibilidade de emissões de bilhetes prêmios com as cias parceiras (Qatar e Delta), a partir da tabela fixa utilizado pelo programa LATAM Pass.
A grande celeuma: Afinal ainda é possível fazer emissões com as cias parceiras utilizando-se as tabelas fixas do programa?
Em razão dos comentários de diversos leitores e amigos que estavam reclamando que a central do programa LATAM Pass não estava mais realizando as emissões com as empresas parceiras utilizando a tabela fixa (e instigando-os a usar apenas o site, isto é, submetê-los às tarifas comerciais, e não prêmio/award), questionamos oficialmente o programa a fim de obter esclarecimentos.
Assim, como publicamos aqui, a empresa nos respondeu da seguinte forma:
O LATAM Pass esclarece que o resgate de passagens com os seus parceiros permanece disponível via call center. A companhia lamenta os transtornos causados e informa que já reforçou este procedimento com todos os seus colaboradores.
Considerando que o posicionamento da empresa não foi suficientemente claro, novamente questionamos a empresa, já que a mera possibilidade de emissão via call center não bastava, pois o que efetivamente importa é ser honrada a tabela fixa com os parceiros, considerando a previsibilidade do valor dos resgates ali contida, além, obviamente, como regra, da menor quantidade de pontos exigida por trecho.
Em vista desse novo questionamento, a empresa reiterou que continuaria sendo possível realizar emissões com os parceiros a partir da tabela fixa no call center.
Nada obstante, seguiram novos relatos de nossos leitores (inclusive de alguns que são clientes elite do programa) de que houve uma ordem interna no setor de call center para suspensão de todas as emissões com os parceiros a partir da tabela fixa.
Referida notícia gerou indignação e perplexidade nos leitores. Afinal, como poderia a empresa, formalmente, lançar um discurso, e, na prática, informalmente, adotar postura diametralmente oposta?
Particularmente, não sabemos os reais motivos que levaram a empresa a adotar a suspensão de tais resgates, porém, diante de inúmeros relatos dando conta da impossibilidade, somos forçados a concluir que, de fato, ainda que informalmente (talvez por iniciativa, quiçá sem respaldo dos gestores, de alguma liderança interna da empresa), as emissões, ao menos via call center, estão suspensas.
Digo ao menos via call center porque há relatos, também dos leitores que, mediante o pagamento de taxas (algumas abusivas, na faixa de até 100 dólares por passageiro), é possível efetivar as emissões nas poucas lojas Latam Travel espalhadas por algumas cidades do país.
Diante deste contexto, lamentamos que, na prática, as emissões estejam suspensas e inviabilizadas, ao menos até segunda ordem, no call center da empresa, e deixamos este espaço aberto para que o programa LATAM Pass, através dos seus gestores e assessoria de imprensa, preste os devidos esclarecimentos, sobretudo diante do impacto extremamente negativo à imagem do programa que a repentina ordem (quiçá informal) de suspensão da emissões causou.
Tome Nota
As mudanças anunciadas pelo programa LATAM Pass ainda no início do segundo semestre do ano passado foram, finalmente, implementadas.
Todos já sabíamos da prejudicialidade destas mudanças do ponto de vista dos seus clientes, sobretudo os fiéis, como alertamos reiteradas vezes neste site.
Todavia, o que não se esperava era o descumprimento da promessa feita à época de que as emissões com as cias parceiras a partir da tabela fixa via call center não seriam mais disponibilizadas.
Lamentamos a postura da empresa e ficamos no aguardo de um posicionamento oficial a respeito do assunto, notadamente diante do impacto negativo à imagem do programa.
E vocês, clientes do programa LATAM Pass, tem algum relato novo sobre o assunto em destaque neste post?
Gostariam de acrescentar ou tecer algum esclarecimento adicional?
Em caso positivo, guardando o devido respeito, fiquem à vontade para emitirem a sua opinião a respeito nos comentários abaixo.
Para Saber Mais
Neste link você pode conferir outras publicações sobre o LATAM Pass.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.