Apesar de muitas praias brasileiras ainda restringirem o acesso de animais, cresce a adesão de destinos pet friendly como Santos, São Sebastião e Florianópolis, onde os pets são bem-vindos mediante cuidados como vacinação, vermifugação e proteção contra o verme do coração. O conceito pet friendly vai além da permissão: exige estrutura, responsabilidade dos tutores e bom senso para garantir a convivência segura e saudável entre humanos e animais.
Pra quem tem e ama seus pets, um dos grandes prazeres é passear com eles. Porém, não é todo lugar em que eles são bem-vindos. Um exemplo disso são as praias que, em sua grande maioria, não aceitam a presença deles. Mas, a boa notícia é que alguns prefeitos já compreenderam a importância dos tutores terem a companhia de seus fiéis escudeiros num momento de lazer!
Aqui você encontra:
O Conceito Pet Friendly
Quando um estabelecimento ou lugar se diz pet friendly significa que os animais de estimação são bem-vindos ali. Podem ser desde restaurantes, cafés, shoppings, até praias e hotéis.
Até mesmo, existem empresas que determinam um dia ou mais para que seus funcionários tragam seus peludos para trabalhar com eles. Comprovadamente, o ambiente fica mais leve, menos formal, diminuindo, assim, o stress e, até mesmo, unindo mais a equipe, além de aumentar a produtividade.
Ao se declarar pet friendly, o local necessita dispor de uma estrutura necessária para que esses animais se sintam a vontade. Isso vai desde bebedouros, saquinhos para as fezes, até funcionários treinados para dar atenção a eles.
Mas quando falamos de praias, nem toda esta estrutura deverá ser necessariamente oferecida.
Restrições e Pets em Praias
Essa questão gera muitas discussões. Os pet lovers não vêem problemas em seus mascotes frequentarem as praias com eles. Já outros acreditam que eles podem transmitir riscos, como a transmissão de doenças para os humanos através das fezes dos animais.
Infelizmente, não são todos os tutores que mantêm a vermifugação de seus pets em dia, o que é um benefício para eles e para todos no final das contas. Outros ainda sequer recolhem as fezes de seus bichinhos quando os levam para passear na rua, quanto mais nas praias! Resultado: é a festa para a disseminação de parasitas. Então, por causa de alguns, acabamos pagando todos.
Outro ponto que a ala contra alega é com relação aos cães mais agressivos, podendo eles acabarem até mesmo, segundo eles, causando algum acidente. O que, convenhamos, há uma certa lógica, mas nada que uma dose de bom senso da parte dos tutores, disciplina e uma focinheira não resolvam.
Ninguém melhor que o tutor para avaliar a conveniência e adequação de levar seu cão para a praia. Diversas questões devem ser consideradas. Aqui vão algumas delas:
- O temperamento do cão
- O quanto o animal sente calor
- A disposição do tutor de ficar de olho no animal o tempo todo
Estas são apenas alguns tópicos a serem considerados. Mas existem vários outros pertinentes a cada animal.
Preparando Seu Pet para a Praia
Algumas providências devem ser tomadas caso você opte por levar seu animal com você para uma praia pet friendly como, por exemplo:
- Certifique-se de que a carteira de vacinação dele esteja absolutamente atualizada
- Certifique-se de que seu cãozinho esteja protegido contra pulgas e carrapatos
- Certifique-se de que a vermifugação do animal esteja em dia
- Certifique-se de que a vermifugação de seu animal é adequada ao litoral
- Mantenha seu cãozinho sempre com a guia próxima a você
- Leve seu potinho e ofereça água fresca com abundância. Água de Coco é muito apreciada por eles, desde que não haja nenhuma restrição médica
- Leve o alimento que o cão come habitualmente em embalagem adequada, capaz de conservá-la na temperatura ideal
- Prefira horários não tão quentes. Lembre-se de que a sensação térmica dos cães é mais elevada do que a nossa
- Caso você volte da praia com aquele sol escaldante, carregue seu cão no colo. Se for muito grande, saia mais cedo. Imagine você caminhando pela areia ou pelo calçadão com o sol a mil e descalço!
- Se for o caso, faça uma tosa em seu cãozinho antes de viajar para aliviar a temperatura corporal dele
- Por fim, lembre-se de passar protetor solar PARA CÃES na pontinha das orelhas e no focinho dele
Antes de entrarmos no tema das praias pet friendly propriamente ditas, gostaria de reforçar a importância de um risco que os cãezinhos correm quando vão a regiões litorâneas e alguns tutores até mesmo desconhecem – a exposição ao verme do coração.
Um dos principais problemas é a exposição à doença do verme do coração, que é transmitida por mosquitos encontrados com maior frequência no litoral.
“Esse verme se aloja no coração do animal, provocando sintomas que podem demorar anos para aparecer, mas que costumam ter consequências muito graves. Além disso, trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a humanos, alojando-se no pulmão..
Nos pets os sintomas desta doença são:
- Falta de ar
- Tosse
- Inchaço na barriga e nos membros
- Cansaço
- Língua arroxeada
Praias Pet Friendly
Em diversos lugares do mundo, as praias que aceitam cachorros têm aumentado cada vez mais. Aqui no Brasil o ritmo tem sido um pouco menos acelerado. Mas já existem algumas que aceitam a companhia dos nossos melhores amigos:
São Paulo
- Santos: Praia José Menino e em horário restrito
- São Vicente: Praia dos Milionários
- São Sebastião: Praia de Juquehy
- São Sebastião: Praia de Paúba
- São Sebastião: Praia de Camburi
- Bertioga: Praia Boraceira
- Ubatuba: Praia Vermelha e Praia da Enseada
- Guarujá: Praia do Tombo
Outros Estados do Brasil
- Rio de Janeiro, RJ: Todas as praias são liberadas, mas há trechos restritos
- Natal, RN: Todas as praias liberadas
- Tibau do Sul, RN: Praia da Pipa
- Pernambuco: Todas as praias liberadas
- Florianópolis, SC: Praia do Campeche
- Itajaí, SC: Praia Brava
- Balneário do Camboriú, SC: Praia do Estaleirinho
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.