O cônsul-geral, Wladimir Valler Filho, anunciou que as representações consulares brasileiras em Portugal serão as primeiras a emitir o novo passaporte brasileiro, lançado no Brasil em setembro de 2023. O anúncio foi feito em conjunto com a diplomata Marcela Pompeu. O sistema de emissão já está em fase de testes e será feito pela Casa da Moeda.
Não poderia ser diferente! Afinal, Portugal é o país com uma das maiores demandas do documento fora do território brasileiro, por ser o segundo país com o maior número de residentes nascidos no Brasil.
Wladimir Valler Filho explica que não é incomum que Portugal seja escolhido para ser referência quanto a novas práticas. Isto se deve à larga experiência de toda a equipe e ao grande volume de atendimentos realizados diariamente. Cerca de 60 passaportes brasileiros são emitidos por dia, o que equivale a 1.200 por mês.
Paulo Thiago Soares, responsável pelo setor de documentos de viagem , informa que o novo passaporte brasileiro passará a contar com mais de 20 novidades. Algumas delas são visíveis como, por exemplo, a marca do Mercosul em sua capa, os microtextos e a impressão em alto-relevo. Sem falar do acréscimo do CPF: Uma das novidades é que a nova caderneta de identificação traz o CPF do portador, além de concentrar todas as informações dele em uma única página, inclusive, a filiação, acrescentou Soares.
Mas algumas das mudanças não são visíveis a olho nu. Exemplo disso são os fios e fibras de segurança luminescentes, de uma marca d’água sob luz UV e fundos em offset. A foto também é impressa de forma codificada e alfanumérica.
A estética não ficou de fora das mudanças: a cada duas páginas, as cores e o fundo do papel mudam e passarão a contar com elementos personalizados retratando os vários biomas brasileiros, como os pampas e a Amazônia, representados por figuras de elementos da flora e da fauna brasileiras, entre eles o cavalo marinho, a capivara e a tartaruga.
Estamos na reta final de aprimoramento dos sistemas para dar início ao serviço, afirmou o diplomata.
E os brasileiros poderão emitir o novo passaporte no país a partir de maio. Apesar disso, o custo da emissão permanecerá o mesmo, €132 , por volta de R$ 740. Permanecerá a mesma também a validade dos documentos de adultos que é de 10 anos.
Após ser implementado em Lisboa, este serviço estará disponibilizado também nas cidades do Porto e Faro. O cônsul afirmou ainda que acredita que, logo após ter início a emissão do novo passaporte brasileiro pelo consulado em Portugal, as demais representações do Brasil no exterior passarão a fazer o mesmo.
O Itamaraty calcula que cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior, sendo que 10% desta quantia vivem em Portugal. Contudo, este número pode ser bem maior, devido ao fato de que muitos brasileiros vivem fora do país não portando a devida documentação exigida.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.