A Fórmula 1 voltará a desembarcar em terras lusitanas! A confirmação da realização do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Portugal no Autódromo Internacional do Algarve nos anos de 2027 e 2028 já começou a movimentar o turismo na região.
A notícia vem em sequência do desenvolvimento de uma força-tarefa para conduzir as negociações com a presença de representantes do Governo de Portugal, do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve.
A expectativa do setor turístico local é que a realização do evento esportivo possa colocar a região como destino internacional turístico, gerando impacto econômico e no número de visitantes não apenas nos dias do Grande Prêmio, mas ao longo do ano. A previsão é de que a realização da corrida gere um impacto econômico de cerca de 100 milhões de euros em cada edição, além da exposição para cerca de 70 milhões de espectadores em cada final de semana de disputa.
O circuito do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é conhecido como um dos mais exigentes por parte das equipes e, especialmente, dos pilotos. Inclusive o local teve papel primordial durante a disputa das temporadas de 2020 e 2021, quando o mundo sofria com a pandemia de coronavírus e as etapas enfrentava desafios logísticos ainda maiores para serem realizados com os maiores níveis possíveis de segurança.
Celebração por parte de autoridades portuguesas
Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, comentou sobre o alinhamento do retorno da categoria com a estratégia do governo para o turismo e economia. A realização do GP auxilia no posicionamento internacional de Portugal, reforçando a imagem de que são capazes de sediarem grandes eventos mundiais.
Quem também comentou sobre as expectativas com a realização do evento foi André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destacando a esperança de repetir os padrões operacionais nas edições anteriores, trazendo organização, segurança e acolhimento a todos os visitantes que prestigiarem o evento.
O Grande Prêmio de Portugal deverá substituir o GP da Holanda, que será realizado pela última vez no próximo ano, em 2026. O país possui uma longa trajetória na categoria, tendo sediado pela primeira vez uma corrida em 1958, em Porto, além de ter passado por Monsanto e Estoril ao longo de 75 anos. Entre as principais curiosidades está o fato de Estoril ter sido o primeiro local a presenciar uma vitória de Ayrton Senna na categoria, no ano de 1985.
“Estou muito feliz em ver Portimão de volta ao calendário da Fórmula 1 e por o esporte continuar a inflamar a paixão de nossos incríveis fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista da primeira à última curva, e sua energia contagia os fãs, fazendo-os vibrar”, declarou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1 ao site da empresa.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





