Uma pesquisa do Ministério do Turismo revelou que seis em cada dez brasileiros buscam viajar pelo menos uma vez por ano, com a maioria optando por destinos no Brasil. O estudo apontou que belezas naturais, preços acessíveis e a possibilidade de visitar familiares influenciam na escolha do destino, sendo as praias a preferência de 53% dos viajantes.
Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo e realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, mostrou que seis entre 10 brasileiros fazem pelo menos uma viagem por ano.
O estudo Tendências de Turismo Verão 2025, avaliou o comportamento da população brasileira e revelou que 33% dos respondentes viajam ao menos uma vez por ano, enquanto 22% viajam de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais.
“Mais brasileiros estão conseguindo viajar, muitos deles mais de uma vez por ano. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o brasileiro consegue planejar viagens com mais tranquilidade, investindo em seu bem-estar pessoal”, afirmou otimista o ministro Celso Sabino.
Desejo de Descobrir o Próprio País
Um dos dados mais interessantes do estudo é que ele mostra o desejo do brasileiro de conhecer mais a respeito do próprio país. Quando questionados se recebessem um prêmio para viagens, 63% deles escolheram um destino nacional, enquanto 35% escolheriam um destino internacional.
Os que mais desejam explorar as belezas do Brasil são moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas entre 41 e 49 anos (72%) ou acima de 60 anos (75%), e aqueles com filhos maiores de idade (73%). Por outro lado, os mais jovens (56% entre 16 e 24 anos e 41% entre 25 e 40 anos), pessoas com maior renda (44% entre quem ganha mais de cinco meses mínimos), solteiros (41%) e sem filhos (46%) tendem a viagens internacionais.
Belezas Naturais são Fatores Determinantes para Escolha de Viagens
Além das atrações turísticas, o principal fator na tomada de decisão na hora da escolha do destino de viagem incluem belezas naturais (23%), preços mais acessíveis (16%) e visita a familiares e amigos. Dentre os preços mais acessíveis estão destinos como Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro e Amazônia.
Já entre as atrações, as praias ocupam o primeiro lugar sendo a preferência de 53% deles, seguida do ecoturismo (29%) e culturais, históricas, saúde e bem-estar (16%). Já o turismo religioso/espiritual e as viagens com foco na gastronomia atraem 12% cada.
No quesito custos, a alimentação e a hospedagem são os maiores gastos da viagem, além do transporte aéreo que é o mais significativo para 22% dos brasileiros. No entanto, ao considerar os dois principais fatores combinados, a alimentação se destaca, sendo responsável por 38% dos custos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.