Pegadinhas viram modinha em aviões! Recentemente um vídeo viralizou nas redes sociais em que um passageiro envia por bluetooth um comunicado falso para outros passageiros do voo que dizia que quem mencionasse o nome da companhia aérea em voz alta, teria direito a open bar durante o voo.
Em outro vídeo que também viralizou, outro passageiro embarca com uma caixa de som portátil e emite um aviso durante o voo pedindo uma salva de palmas para um cantor famoso que estava a bordo. O comunicado também era falso.
Tais atitudes vem preocupando o Sindicato Nacional dos Aeronautas, que emitiu uma nota sobre os ocorridos.
“Recentemente chegou ao conhecimento da Diretoria de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, através de Relprev (Relatório de Prevenção), nova ocorrência relacionada à segurança operacional.
Atualmente a sociedade é extremamente conectada e as postagens na internet ganham popularidade de maneira muito rápida, sendo logo consideradas como “virais”. Vídeos de “pegadinhas” e “trollagens” a passageiros e tripulantes a bordo de aeronaves têm viralizado nas redes sociais, criando as chamadas “trends”.
Na nota o SNA diz estar ciente dos ocorridos e afirma estar preocupado com os rumos que esse tipo de atitude possa seguir.
Embora os casos que viralizaram não tenham passado de piadas bobas, com a necessidade de engajamento nas redes sociais e a ânsia por atenção, as brincadeiras podem se tornar algo mais sério, gerando algum efeito nocivo ou alguma reação generalizada a bordo. Isso é altamente perigoso para a segurança de um voo.
“Tais comportamentos podem provocar agitação dos passageiros e dificultar a comunicação da tripulação, prejudicando o cumprimento de normas e procedimentos de segurança.
Num cenário de maior criticidade, as mensagens ou ações realizadas podem vir a causar pânico a bordo e agir diretamente contra a segurança de voo, e em maior gravidade até mesmo configurar crime, conforme Art. 261 do Código Penal”.
Por fim, em nota, o Sindicato pede que as companhias aéreas desestimulem este tipo de comportamento e que utilizem suas redes sociais para relembrar os deveres dos passageiros com frisando o que diz respeito à segurança de voo.
Qual sua opinião sobre essas pegadinhas em aviões? Apenas uma piadinha boba ou se preocupa que isso possa se tornar algo mais grave, colocando em risco a segurança dos passageiros?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.