Roma reabriu o Passetto di Borgo, o corredor fortificado que conecta o Vaticano ao Castelo Sant’Angelo, após seis meses de restauração. Utilizado como rota de fuga por papas e imortalizado em filmes e livros, o túnel histórico agora oferece visitas guiadas exclusivas, incluindo opções diurnas e noturnas com reserva antecipada.
A cidade de Roma reabriu ao público uma de suas passagens históricas mais intrigantes: o Passetto di Borgo, um corredor fortificado que liga o Vaticano ao Castelo Sant’Angelo. Depois de seis meses de restauração, a estrutura está novamente acessível para visitas guiadas, proporcionando uma imersão na história papal.
Uma Rota Secreta com Séculos de História

Créditos: Luigi di Stano
Construído em 1277 e com aproximadamente 800 metros de extensão, o Passetto di Borgo liga a Torre del Mascherino, na Piazza della Città Leonina, ao Bastione San Marco, no Castel Sant’Angelo, e foi utilizado como rota de fuga pelos papas em momentos de crise.
O Papa Alexandre VI o utilizou em 1494 para escapar da invasão francesa liderada pelo rei Carlos VIII. Anos depois, em 1527, durante o Saque de Roma, o Papa Clemente VII percorreu o mesmo caminho para se refugiar no Castelo Sant’Angelo.
Curiosidades e Visitação

Daniel Craig em “007 – Spectre” | Créditos: Danjaq | LLC | MGM Studios
A passagem também ganhou fama na cultura pop ao ser retratada no best-seller “Anjos e Demônios”, de Dan Brown, e ficou ainda mais conhecida após a adaptação do romance para o cinema. O Passetto di Borgo também foi cenário em outros filmes muito conhecidos, como “A Princesa e o Plebeu”, estrelado por Audrey Hepburn, e “007 – Spectre”, o 24º filme da franquia James Bond.
A reabertura do Passetto di Borgo oferece visitas guiadas, conduzidas por arqueólogos e historiadores da arte especializados, e estão disponíveis em três opções: uma diurna, que explora exclusivamente o Passetto di Borgo; uma visita diurna que inclui tanto o Passetto quanto o Castel Sant’Angelo; e uma visita noturna exclusiva, onde o Passetto e a fortaleza são fechados para o grupo, sem a presença de outros visitantes.
Em qualquer uma das modalidades, é necessário realizar reserva antecipadamente e as visitas custam a partir de 16 euros.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.