Como disse um conhecido Ministro, estamos vivendo dias esquisitos… Estamos mesmo! A Finnair, empresa aérea finlandesa, anunciou que alguns passageiros serão pesados antes do embarque! Saiba maiores detalhes.
Aqui você encontra:
Finnair
Fundada em 1923, a Finnair é a maior companhia aérea da Finlândia. Sua sede fica em Helsinki, no Aeroporto de Helsínquia-Vantaa. Além disso, é a sexta companhia aérea em funcionamento mais antiga do mundo.
A Finnair, juntamente com suas subsidiárias, têm o domínio do mercado de transporte aéreo doméstico e internacional na Finlândia. Ela integra a aliança Oneworld e é tida como uma das companhias aéreas mais seguras do mundo.
É famosa também por suas conexões rápidas de Helsinki para a Ásia.
Caso você queira conhecer mais sobre a Finnair, clique aqui.
A Novidade
Quando divulgou a notícia através dos canais de suas redes sociais, a Finnair informou que, até o mês de maio, a pesagem será feita de maneira voluntária. O objetivo é o de aprimorar os cálculos de equilíbrio, o que resultará numa maior segurança dos voos. Isso garantirá que, antes de decolar, se tenha a certeza de que o avião não excede o peso máximo definido.
Serão pesados no Portão de Embarque não apenas os voluntários, mas também suas bagagens de mão.
O teste começou no início desse mês. Até o dia 8, já haviam participado 800 voluntários – número este que surpreendeu a companhia aérea. O alvo é chegar a 1.200 voluntários neste inverno (Finlandês, claro) e outros durante o próximo verão.
Os dados coletados terão garantia de sigilo e a empresa afirma que serão utilizados apenas na otimização dos atuais cálculos de equilíbrio de suas aeronaves.
Em um de seus comunicados, o chefe dos processos terrestres da Finnair, Satu Mannukka, afirmou:
Utilizamos os dados de pesagem para os cálculos médios necessários para a operação segura dos voos, e os dados recolhidos não estão de forma alguma ligados aos dados pessoais do cliente.
Munnukka garantiu ainda que não serão exigidos os nomes das pessoas voluntárias.
O fundamento desta ação deve-se à conclusão a que alguns estudiosos têm chegado de que, devido às mudanças dos padrões alimentares, os passageiros estão ficando mais, digamos, pesados! E isso causa impacto na segurança dos voos.
Em entrevista à CNBC, o instrutor da Faculdade de Aeronáutica da Florida Tech, Shem Malmquista, afirmou:
Trezentas pessoas que pesam mais do que a média podem colocar um avião significativamente acima do peso, e todos os nossos cálculos de desempenho – comprimento da pista, subida, remoção de obstáculos, distâncias de pouso, capacidade de altitude – todos dependem do peso, entre outras coisas.
Mas a Finnair não está só. As companhias aéreas Korean Air, Hawaiian Air, Uzbekistan Airways e Air New Zealand já adotaram esta conduta de pesagem.
Como Esse Cálculo é Feito Atualmente
Antes de cada decolagem, as companhias aéreas calculam o peso total das aeronaves, considerando: o peso de todas as pessoas a bordo, bagagem de mão, bagagem de porão, serviço a bordo, tanques, etc., em conjunto com informações de seu centro de gravidade.
Cada aeronave que utilizamos, disse a Finnair, tem seu peso máximo definido antecipadamente para que tenhamos uma viagem segura.
Grande parte das companhias aéreas da Europa se utiliza do peso médio dos passageiros calculado pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). Segundo a agência, o peso médio dos homens é de 82,2 kg, enquanto as mulheres pesam, em média, 67,5 kg.
Já existem várias companhias aéreas no mundo que exigem dos clientes que não cabem em um único assento, que comprem um adicional. Exemplo disso é a United, Spirit, Frontier, Hawaiian e American Airlines. Em contrapartida, aqueles que defendem o direito dos obesos afirmam que as companhias aéreas diminuíram a largura de suas poltronas, visando o aumento de seu lucro.
Por fim, a Finnair afirma que fará o cálculo do peso médio a partir das medidas tomadas e, posteriormente, enviará os dados à Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações para uma verificação. Os pesos serão usados para cálculos de carregamento de 2025 a 2030.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.