Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, abre a primeira cachoeira do ICMBio totalmente acessível para idosos, crianças e pessoas com deficiência. Cadeirantes podem tomar banho no local reservando cadeira anfíbia com o parque de forma antecipada.
O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, inaugurou a primeira cachoeira acessível do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Totalmente adaptada, pessoas com dificuldade de locomoção e mobilidade como cadeirantes, idosos, crianças, etc, poderão desfrutar da experiência de uma forma segura e sem preocupações. A cachoeira pode ser visitada por todo o público durante todos os dias e horários de funcionamento do parque.
Reformas e Acessibilidade
Para fazer a adaptação do local foram necessárias algumas reformas e melhorias implementadas, como a trilha que leva até o local que teve que ser ajustada para atender aos padrões de acessibilidade da ABNT e a instalação de um corrimão ao longo de todo o trajeto, garantindo assim a segurança mais adequada para todos os visitantes.
Além disso, uma plataforma de madeira plástica foi construída, a fim de fazer com que os cadeirantes tivessem acesso direto à água onde poderão se banhar. Para isso, eles vão contar também com uma cadeira anfíbia, que deve ser reservada antecipadamente junto ao parque, proporcionando um momento único e especial de imersão nas águas cristalinas e geladas.
A adaptação foi realizada pelo Parque Nacional do Itatiaia, com o financiamento da Eletrobras e apoio de organizações como a SOS Mata Atlântica e a Prefeitura de Itatiaia.
Um Marco da Inclusão
A cachoeira agora é a segunda acessível do Brasil, sendo a primeira no estado do Rio de Janeiro, e reforça o compromisso do ICMBio em tornar espaços naturais mais democráticos e acessíveis a todo tipo de público, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência.
“A agenda da acessibilidade é transformadora e fundamental, tanto para as unidades como para as pessoas. Unidades mais acessíveis são mais defendidas pela sociedade. Estamos trabalhando para tornar o parque um espaço cada vez mais democrático”, afirmou Felipe Mendonça, chefe do Parque Nacional do Itatiaia.
Mauro Pires, presidente do ICMBio, também comemorou a iniciativa. “Essa é uma agenda essencial e fundamental para nós. Estamos muito felizes em ver esse avanço e parabenizamos toda a equipe envolvida. A inclusão e o acesso universal são pilares para a gestão das nossas unidades de conservação”.
Com informações da Tribuna de Minas.
Para Saber Mais
Você também pode ler outros artigos que publicamos sobre Turismo Acessível clicando aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.