Depois de um século de proibição, será possível voltar a nadar no rio Sena – três pontos estarão abertos ao público em Paris e outros dois na região metropolitana. A prefeita Anna Hidalgo afirma que vai nadar novamente no rio, como já fez antes dos Jogos Olímpicos.
O verão em Paris pode surpreender os mais desavisados. Esqueça o glamour e a cara de blasé.
A prefeitura já se acostumou a jogar areia – de verdade – na beira do rio Sena nos meses mais quentes do ano. Os moradores vão até lá para praticar esportes, aproveitar uma aula de dança, se refrescar nas duchas ou só deitar relaxado numa espreguiçadeira. São as chamadas Paris Plages.
Neste ano, a novidade está na água: três trechos do mesmo rio Sena serão liberados para quem quiser nadar entre 5 de julho e 31 de agosto.
Em Paris, o público poderá tomar banho nos seguintes locais:
- No Bras Marie, perto da Île Saint-Louis (no coração de Paris, atrás da Notre Dame)
- Em Grenelle (15º distrito, mais próximo da Torre Eiffel)
- Na altura de Bercy (12º distrito, perto da BNF, a Biblioteca Nacional da França)
Nos arredores da capital francesa, haverá locais de banho em Joinville-le-Pont e Maisons-Alfort a partir de 28 de junho.
O Que Esperar das Áreas de Banho no Sena
A prefeitura de Paris afirma que o público só poderá nadar no Rio Sena se as condições estiverem apropriadas. Em caso de chuva forte, por exemplo, poderá haver interrupção das atividades. Os banhistas serão avisados no local e no site da administração municipal.
A água passará por análise todos os dias – a população deve ser informada sobre a qualidade das amostras.
A entrada será gratuita nos trechos de banho na capital parisiense e os horários de funcionamento variam.
Nas áreas próximas à Île Saint-Louis e à torre Eiffel, a passagem das tradicionais embarcações com turistas será interrompida enquanto houver gente na água.
A prefeitura promete ainda duchas, armários e salva-vidas.
Os espaços reservados para banho serão demarcados por boias e não terão o mesmo tamanho. Por isso, o número de pessoas que podem permanecer na água ao mesmo tempo muda de acordo com o local escolhido.
No Bras Marie, a área reservada para os banhistas é de 70 metros por 20 metros, e a capacidade é de 150 pessoas ao mesmo tempo. O horário é mais restrito: de segunda a sábado só será possível entrar na água das 8h às 11h30 (aos domingos, das 8h às 17h30).
Em Grenelle, os horários de abertura sofrem mais alterações aos fins de semana. O espaço para banho terá 60 metros por 20 metros com previsão de, no máximo, 200 pessoas ao mesmo tempo – sendo 150 na área de banho. Com profundidade entre 40 e 60 centímetros, será possível acolher também crianças.
Uma base náutica vai oferecer passeios de caiaque – de graça.

A biblioteca nacional e a passarela Simone de Beauvoir, no 12º arrondissement (Foto: Facebook/@dfa.architectes)
Em Bercy, o local menos frequentado pelos turistas, o espaço será maior: serão duas piscinas e a capacidade é de 700 pessoas simultaneamente – sendo 300 na zona de banho. O horário de abertura é das 11h às 21h, todos os dias (lembrando que os dias são mais longos no verão por lá). Além da Biblioteca Nacional da França (BNF), a vista deve contemplar a bela passarela Simone de Beauvoir.
Importante: Fora desses espaços, é proibido nadar no Sena.
Os espaços de banho no Bassin de la Villette e no Canal Saint-Martin devem funcionar normalmente no verão. Há também locais de natação e acesso a piscinas com entrada gratuita em seis centros esportivos da capital francesa.
O Rio Pronto Para os Jogos Olímpicos
Antes das Olimpíadas de Paris, em 2024, o rio Sena passou por um processo de limpeza que custou 1,4 bilhão de euros (mais de R$ 8 bilhões). A meta era reduzir a contaminação por bactérias em 75% antes da primeira prova de natação.
O uso do rio nas provas esportivas foi motivo de questionamentos e protestos. A prefeita Anne Hidalgo chegou a nadar no Sena no começo de julho para mostrar que confiava no trabalho feito no local.
Mas houve contratempos durante a competição. Depois que fortes chuvas atingiram a cidade, os organizadores disseram, em comunicado, que foram obrigados a reprogramar as competições “por motivos de saúde”.
A equipe da Bélgica desistiu do triatlo misto após a atleta Claire Michel ser internada com bactéria. Ela já havia participado do triatlo individual.
“Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que você não deveria pensar muito”, disse Jolien Vermelylen, que participou da mesma prova, à imprensa belga.
A prefeitura parisiense informou que, em julho e agosto do ano passado, a qualidade da água na área dos Jogos Olímpicos foi considerada boa em quase 75% das amostras.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.