A França, em particular Paris, tem uma grande produção de filmes e séries – e também é cenário de filmagens internacionais que tomam as telas de todo o mundo. Obras icônicas foram gravadas em Paris e ajudaram a tornar a capital francesa tão famosa. Vou te ajudar a incluir alguns cenários no seu próximo roteiro!
Paris é dona de muitos clichês: a cidade luz, a mais romântica do mundo e o cenário de tantos filmes. Todo mundo se lembra de uma cena icônica gravada na capital francesa – pode ser uma produção histórica ou atual, um romance ou uma grande aventura.
Quem nunca pensou em incluir no roteiro um monumento, uma praça ou um restaurante que viu no cinema?
Neste texto, vamos relembrar filmes que foram gravados em Paris e alguns pontos que serviram de cenário de histórias que se tornaram clássicos ou hits das telonas. Você pode aproveitar para incluir no roteiro da próxima viagem!
Anote aí!
Cinderela em Paris (1957)

Filmes baseados em Paris | Cinderela em Paris – 1957 | Crédito: Reprodução
A lista começa com um clássico que une Audrey Hepburn e Fred Astaire e passa por diversos pontos que sempre agradaram turistas do mundo todo.
A cena icônica com Audrey elegante no vestido vermelho é na escadaria do Museu do Louvre, em frente à escultura de Vitória da Samotrácia.
Também há sequências famosas no Quai François Mitterrand (na beira do Sena), no Arco do Triunfo do Carrossel (em frente das pirâmides do Louvre), e na região da Ópera Garnier.
O Corcunda de Notre-Dame (1996)

Filmes baseados em Paris | O Corcunda de Notre Dame – 1996 | Crédito: Divulgação/Disney
A história contada inicialmente no livro de Victor Hugo, que tem Quasímodo e a cigana Esmeralda como protagonistas, foi reproduzida em diversas versões no cinema e na televisão. Uma das mais famosas é a animação da Disney.
A Catedral de Notre-Dame fica na região central de Paris e é um must see. A igreja ficou fechada por cinco anos, depois de um incêndio em 2019. Foi reaberta no fim do ano passado e tornou-se o monumento francês preferido dos turistas – entre dezembro de 2024 e junho deste ano, recebeu 6 milhões de pessoas.
Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001)

Filmes baseados em Paris | Moulin Rouge – 2001 | Crédito: Reprodução/YouTube
O Moulin Rouge é uma passagem praticamente obrigatória para os turistas que visitam a capital parisiense. Uma curiosidade é que o filme de 2001, com Nicole Kidman e Ewan McGregor, foi gravado em estúdio na Austrália e na Espanha.
Um outro Moulin Rouge, de 1952, que é centrado no artista Toulouse-Lautrec foi gravado na região de Pigalle e Montmartre – onde fica o tradicional cabaré.
A dica para o melhor ângulo da foto da fachada do Moulin Rouge é a esquina do outro lado da rua, perto da grade de ventilação do metrô.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Filmes baseados em Paris | O Fabuloso Destino de Amélie Poulain -2001 | Crédito: Reprodução/Facebook
Amélie Poulain vive na região de Montmartre. Uma parada obrigatória é a basílica de Sacré-Coeur, que pode ser vista de vários pontos de Paris. Amélie conhece Nino nos pés da colina da igreja. É um lugar muito bonito, ótimo para fotos – aproveite para a pose em frente ao carrossel. E dê uma olhada nas lojas de souvenirs no entorno, que têm uma grande variedade e preços mais em conta.
Voltando ao filme: não esqueça de passar pelo Café des Deux Moulins (15 Rue Lepic), onde Amélie trabalhava – é um estabelecimento que mantém a atmosfera vintage e tem uma foto da protagonista ao fundo (fica bem perto do Moulin Rouge).
Fora de Montmartre, Amélie vai até o Canal Saint-Martin para jogar pedras de cima de um pontilhão, perto do Quai de Valmy. O canal é um local muito frequentado pelos locais, especialmente nos meses mais quentes do ano. É onde se reúnem piqueniques e bate-papo.
Antes do Pôr do Sol (2004)

Filmes baseados em Paris | Antes do Pôr do Sol – 2004 | Crédito: Reprodução/Facebook
Depois de se conhecerem em “Antes do Amanhecer”, Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) se encontram em Paris, no excelente “Antes do Pôr do Sol” (Before Sunset). Eles fazem um longo passeio a pé pela cidade e de barco pelo Sena.
Jesse lança seu livro na Shakespeare and Company (37 Rue de la Bûcherie), uma livraria pequena e charmosa que fica às margens do Sena, especializada em literatura inglesa. Está sempre cheia e, na alta temporada, tem até fila para entrar. Já foi frequentada por Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Gertrude Stein.
No filme, o casal sai caminhando e uma das paradas é no Le Pure Café (14 Rue Jean-Macé). Também andam pela Coulée Verte René-Dumont, no 12º distrito, um corredor verde bem interessante e diferente da rota turística tradicional.
Maria Antonieta (2006)

Filmes baseados em Paris | Maria Antonieta – 2006 | Crédito: Reprodução/Adoro Cinema
Quem vai a Paris não pode deixar de visitar o Palácio de Versalhes, que fica na mesma região (para chegar, basta pegar o RER C). Não esqueça de ir até o Petit Trianon, chamado de “reino de Maria Antonieta”, onde ela morava.
A diretora Sofia Coppola teve autorização para gravar na propriedade onde viveu a nobreza. A sequência do baile para o casamento de Maria Antonieta e Luís XVI foi feita no Salão dos Espelhos – ainda que, à época, ele estivesse fechado para reformas.
A equipe foi obrigada a cumprir regras rígidas de preservação do patrimônio histórico. O palácio tem 700 quartos, 2.000 janelas, 1.250 chaminés, 67 escadarias e 700 hectares de jardins, segundo o escritório oficial de turismo.
O Código da Vinci (2006)

Filmes baseados em Paris | O Código da Vinci -2006 | Crédito: Sony Pictures
O filme protagonizado por Tom Hanks tem o Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, como cenário. Também aparecem outros locais bastante conhecidos da capital francesa: o Jardim de Tuileries e o Arco do Triunfo, na famosa Champs Elysées.
O Jardim de Tuileries fica bem ao lado do Louvre – e também abriga outros dois museus, o l’Orangerie (onde estão as Ninfeias, de Monet) e o Jeu de Paume.
O Diabo Veste Prada (2006)

Filmes baseados em Paris | O Diabo Veste Prada – 2006 | Crédito: Reprodução/IMDB
Embora comece nos Estados Unidos, o filme tem sequências importantes que se passam na capital francesa. Quando Andy (Anne Hathaway) chega em Paris, ela vai até o hotel Plaza Athénée (25 Av. Montaigne), um dos mais bonitos e luxuosos da cidade. O endereço, inclusive, já deixa bem claro – a Avenue Montaigne concentra lojas de grife.
Uma das cenas mais clássicas ocorre perto do Petit Palais (Av. Winston Churchill), na região da Champs Elysées. É quando Miranda (Meryl Streep) diz: “Todos querem ser como nós”. O Petit Palais foi construído para a Exposição Universal de 1900 e abriga o Museu de Belas Artes. A entrada é gratuita e vale a visita. Ele recebe normalmente desfiles na Semana de Moda.
Outra cena icônica foi gravada lá perto, na Place de la Concorde. É quando Andy joga o celular em uma fonte. A praça é a maior de Paris e tem um obelisco do Egito. Era um dos locais onde ficavam guilhotinas na Revolução Francesa – é possível ver as marcações no solo.
A Origem (2010)

Filmes baseados em Paris | A Origem – 2010 | Crédito: Reprodução/Adoro Cinema/Copyright Warner Bros. France
O filme de Christopher Nolan tem cenas que se passam em Paris. Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) chega à Universidade Panthéon-Sorbonne (12 Place du Panthéon), que fica na região central de Paris, ao lado do Panteão, onde conhece Ariane (Elliot Page).
Eles vão até o Café Debussy, que hoje é um restaurante italiano chamado Il Russo (6 Rue César Franck), no 15º distrito. Quando Ariane percebe que está sonhando, foge para a Ponte de Bir-Hakeim, que foi transformada em um espelho infinito. A ponte é um belo cenário de fotos – e tem uma vista privilegiada da torre Eiffel.
A invenção de Hugo Cabret (2011)

Filmes baseados em Paris | A invenção de Hugo Cabret – 2011 | Crédito: Reprodução/Facebook
É um filme aclamado de Martin Scorsese, baseado em um livro infantil, que segue a história de um garoto órfão que vive na torre do relógio da estação de trem Gare Montparnasse na década de 30. Mas a gare é bem diferente da que existe atualmente.
A produção foi gravada em estúdio na Inglaterra, mas também em locações na capital francesa. As cenas da estação de trem, por exemplo, foram inspiradas nas estações Gare de Lyon e Gare du Nord, com a referência do relógio do Museu D’Orsay — que já foi uma estação antes de abrigar obras impressionistas.
Foram gravadas sequências na Biblioteca Saint-Geneviève (10 Place du Panthéon), que foi inaugurada em 1851 e tem uma das coleções mais antigas de Paris, no Teatro Athénée Louis-Jouvet (2-4 Sq. de l’Opéra-Louis Jouvet) e no anfiteatro da Universidade Sorbonne (47, Rue des Ecoles).
Meia-Noite em Paris (2011)

Filmes baseados em Paris | Meia-Noite em Paris – 2011 | Crédito: Reprodução/Adoro Cinema/Copyright Mars Distribution
O famoso filme de Woody Allen não poderia ficar de fora desta lista. Ele é rodado em diversas partes de Paris – vou priorizar algumas delas aqui.
O local mais importante é o ponto onde Gil (Owen Wilson) é chamado para viajar no tempo. É a escadaria da igreja Saint-Étienne-du-Mont (Place Sainte-Geneviève), que fica perto do Panteão, no Quartier Latin, na região central da capital francesa. Não muito longe, fica o Polidor (41 Rue Monsieur le Prince), onde o escritor encontra seu ídolo, Ernest Hemingway (Corey Stoll).
Depois de declarar seu amor a Adriana (Marion Cotillard), Gil vai a uma festa no Maxim’s (3 Rue Royale), que funciona até hoje, com todo seu glamour – e sob reserva.
Outro ponto de destaque no filme é o Mercado das Pulgas de Saint-Ouen, que fica ao norte de Paris. Ele foi fundado em 1870 e é um dos maiores do mundo. Vale visitar no fim de semana, para garantir que todas as lojas estejam abertas.
O hotel chique em que Gil e Inez (Rachel McAdams) estão hospedados é o Le Bristol (110 rue du Faubourg-Saint-Honoré), no 8º distrito.
Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018)

Filmes baseados em Paris | Missão: Impossível – Efeito Fallout – 2018 | Crédito: Reprodução/Facebook
A equipe de filmagem ocupou Paris por dois meses em 2017 e chegou a fechar, por duas horas, a circulação no entorno do Arco do Triunfo, um dos pontos mais movimentados na cidade. Helicópteros das Forças Armadas e os atores sobrevoaram a cidade nos dias de gravação.
Logo no começo do filme, aparece o Grand Palais, um monumento simbólico que fica na região da Champs Elysées, no 8º distrito, e foi reaberto recentemente, depois de uma grande reforma. Vale conferir a programação – para certas exposições e espaços, a entrada pode ser gratuita.
Cenas românticas do filme foram gravadas no Palais Royal, em meio às colunas com faixas brancas e pretas de Buren. Muitos turistas adoram fazer fotos no local; alguns acham de mau gosto. O Palais Royal fica no 1º distrito, perto do Louvre.
Também há sequências na avenida da Ópera, na esplanada do Trocadéro (de onde se tem uma ótima vista da torre Eiffel), nas regiões do Marais e de Bercy e no boulevard periférico.
Tome Nota
A Netflix e a Atout France, agência do governo francês para promover o turismo (uma espécie de Embratur do país europeu) lançaram guias turísticos gratuitos online com uma seleção de mais de 70 lugares ligados a filmes e séries no país todo. O material está disponível em francês e em inglês. Aqui no Pontos Pra Voar já demos os detalhes.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





