O governo do Paraná começou a articular com a TAP Air Portugal a implantação de voos diretos de Foz do Iguaçu para Lisboa. A iniciativa visa aproveitar a recente expansão da infraestrutura aérea da cidade e ampliar sua conectividade internacional.
Segundo o governador Ratinho Júnior, “além da TAP, temos trabalhado tratativas com outras duas companhias aéreas europeias e mais uma da América do Norte”. Ele destacou que Foz do Iguaçu dispõe agora da segunda maior pista da América do Sul, o que torna o município mais apto a receber operações de longo curso.
O movimento se insere em uma estratégia maior de internacionalização do estado do Paraná, que recentemente garantiu rota direta de Curitiba para Lisboa também pela TAP, a partir de julho de 2026. Apesar disso, a prioridade nesta nova frente é para Foz do Iguaçu, dado seu apelo turístico, proximidade com o Paraguai e Argentina, e forte demanda internacional.
Leia também 🔗TAP terá voo direto de Portugal para Curitiba em 2026
Além da conexão aérea, o governo estadual investe em infraestrutura turística: o novo centro de eventos da cidade e um museu ligado ao Centro Pompidou estão entre os destaques para reforçar o destino.
A ampliação da malha internacional em Foz do Iguaçu pode trazer benefícios múltiplos. Primeiro, oferece ao passageiro internacional acesso direto a um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil: as Cataratas do Iguaçu. Segundo, permite ao Brasil – Paraguai – Argentina uma nova porta de entrada para a Europa, o que pode incrementar negócios, convenções e turismo de lazer.
Entretanto, a rota ainda está em fase de negociação. A TAP não divulgou cronograma oficial para lançamento, tampouco detalhes de frequência ou aeronave. O lançamento do voo ainda depende de viabilidade técnica, demanda do mercado europeu e incentivos regionais.
Para os agentes do setor, o movimento sinaliza uma tendência mais ampla: cada vez mais estados brasileiros buscam rotas sem escalas para a Europa a partir de cidades-interiores ou de menor notoriedade internacional. Em especial, ao longo da Região Sul.
Do ponto de vista logístico, Foz do Iguaçu ganha relevância também por sua pista ampliada, uma alteração recente que permite receber aeronaves de maior porte, o que fortalece o argumento perante as companhias aéreas.
A TAP já opera em diversas capitais brasileiras, sendo elas: Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Maceió, Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





