Muito é se falado sobre destinos onde o turismo de massa tomou de conta, causando prejuízos ao local e aos moradores. Porém, há um destino escondido e exuberante que quase ninguém conhece: a ilha paradisíaca italiana Palmarola, localizada a poucos quilômetros de Roma.
Situada no Mar Tirreno, Palmarola integra o arquipélago das Pontinas e se destaca por manter a natureza praticamente intocada. Há muitos elementos que tornam a ilha interessante. Entre eles está o fato de não possuir estradas, hotéis nem rede elétrica. É justamente por esses motivos que há um limite no fluxo de turistas.
O acesso ocorre principalmente por meio de embarcações. Ademais, outro fato interessante é que a ilha de Palmarola também não possui moradores permanentes. O local é considerado um dos raros destinos da Itália que ainda escapam do turismo de massa.
Uma vida moldada pela natureza
A vida na ilha italiana Palmarola também é curiosa e marcada pela adaptação ao ambiente natural. As moradias lá são escavadas na própria rocha dos penhascos, que eram antigas grutas usadas por pescadores há gerações que, inclusive, carrefa suas próprias lendas urbanas.
Além disso, o único estabelecimento da ilha é o restaurante O’Francese, que mantém esse estilo simples e também oferece hospedagem básica. No local, a experiência gira em torno do peixe fresco e de noites sob um céu livre de poluição luminosa. Por isso, e por muitos outros motivos, a ilha de Palmarola é uma ótima recomendação de viagem para viajantes com um perfil mais introspectivo e que buscam um distanciamento do dia a dia caótico.
Um lugar considerado sagrado

Capela de São Savério na Ilha de Palmarola | Créditos: Altamarea
Por fim, para muitas pessoas, Palmarola é vista como uma ilha sagrada. No alto de uma falésia, a pequena capela de São Silvério simboliza anos de fé e está ligada a histórias de proteção aos navegantes.
Não parando por aí, além da parte religiosa, a ilha também guarda sinais antigos da presença humana, como a obsidiana preta, uma pedra de origem vulcânica usada por povos antigos. Em resumo, visitar a ilha de Palmarola é uma forma de se desconectar, longe do ritmo acelerado do mundo moderno.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




