Orlando é sinônimo de Disney. A maioria das pessoas que vai para Orlando está a procura de parques temáticos. Mas, ir para Orlando e não ir aos parques, vale a pena?
Depende!
Aqui você encontra:
Um Pouco de História
Quando o Walt Disney resolveu construir seu complexo, ele procurou um local que houvesse muita terra, com bons preços e que tivesse um bom clima o ano todo. A Flórida era a opção perfeita, já que a região central do estado, onde fica Orlando, estava abandonada pois não tinha nada a não ser terras rodeadas por pântanos e cheias do crocodilos. Orlando ficava literalmente no meio do nada.
Conforme o complexo foi se desenvolvendo, a cidade foi crescendo para atender às necessidades dos turistas que iam pra lá em busca dos parques e, com isso outras empresas, como a Universal Studios tiveram interesse na região.
Hoje, a principal atividade de Orlando são os parques temáticos e para quem vai pela primeira vez, uma semana talvez seja pouco para conhecer tudo. Mas será que vale a pena ir pra Orlando sem ir a nenhum parque?
Eu já estive algumas muitas vezes em Orlando, algumas com todos os dias só de parque, algumas alterando entre parques e dias livres. Já fui colocando apenas um parque durante toda estada e já fui sem incluir nenhum parque no meu roteiro e por isso posso dizer: Orlando vale a pena dependendo muito da sua intenção de viagem e alguns fatores podem influenciar na sua decisão.
Compras
Se o motivo da sua viagem for compras, sim, Orlando vale muito a pena, pois ela terá todas as opções de compras que você precisa, como shoppings, outlets, grandes redes de supermercados como Walmart e Target, lojas de departamento como Ross, Marshalls TJ Maxx.
Além disso, o fato de as taxas de Orlando serem uma das mais baixas do país, 6,5% (conta 7% em Miami, por exemplo) e somando ao fato de que Orlando tem muita opção de hospedagem e é possível se hospedar bem com economia, a viagem para quem tem como intuito compras é não só válida, como uma das melhores opções de destino nos Estados Unidos.
Atrações
Além dos parques, Orlando não é uma cidade que oferece grandes atrações turísticas, principalmente gratuitas, o que torna a cidade, no meu ponto de vista, não tão interessante. Então na minha opinião, ir para Orlando sem ter como objetivo parques e compras, não vale a pena.
É claro que Orlando tem opções de passeios legais, com o ir para Winter Park, um passeio a Clearwater, que é uma praia na costa oeste da Flórida, que fica em torno de 2 horas da cidade, um final de tarde no Icon Park, conhecer algum Spring, durante o verão ou então passear dentro dos complexos em lugares como Disney Springs ou City Walk, que são gratuitos. Mas nenhuma dessas atrações, na minha opinião valem uma visita à cidade.
Orlando não é uma opção com centros culturais, museus, parques (parques verdes, como o Central Park, em NY) que chamem a atenção e tampouco é lembrada por sua gastronomia.
Outro ponto a se destacar é a walkability, expressão utilizada para avaliar a capacidade de uma cidade ou região de poder fazer as coisas a pé, que no caso de Orlando é zero. Carro é indispensável para quem vai a Orlando, pois o transporte público não atende bem. Não se vê pessoas caminhando na rua, até porque a cidade é composta basicamente por hotéis, centros de compras e restaurantes e tudo é bem afastado, então não faz sentido caminhar.
Existem outras opções em Orlando além dos parques? Claro que existem, como assistir um jogo de basquete do Orlando Magic, o Kenedy Space, a Wonderworks que é a famosa casa de cabeça pra baixo, mas nenhuma delas é tão atrativa que justifique a viagem a Orlando.
Tome Nota
Esse post pode ser um balde de água fria para você que está com viagem marcada para Orlando e não tem nenhum parque em seu roteiro. Minha sugestão é que quem for a Orlando coloque pelo menos um parque em um dos dias.
Como falei no início, se a ideia for compras, o destino é perfeito e as opções gratuitas da cidade darão um gostinho especial na viagem. Mas, não espere andar pela cidade sem rumo, observando as paisagens ou arquitetura, pois isso a cidade não irá oferecer.
Vale lembrar que de forma geral, Orlando é uma cidade barata para turismo, pois além de haver muitas opções de hospedagem econômica, grande parte dos hotéis não cobram estacionamento e isso no final das contas, pode ter um grande impacto no orçamento em comparação a outras cidades dos Estados Unidos.
E você que já foi a Orlando, acha que vale a pena ir pra lá mesmo sem parques ou prefere escolher outro destino?
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.