A modernização do Aeroporto de Santa Rosa, no Rio Grande Sul, avança em ritmo acelerado. A finalização das obras tem previsão para o final deste ano. Com um investimento de R$ 48 milhões, as obras prometem transformar a infraestrutura aérea da região e impulsionar a conectividade com os principais centros do país.
Os investimentos nas obras do Aeroporto Luís Alberto Lehr são as maiores já registradas no município. As obras são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, com recursos das duas esferas.
O canteiro de obras já soma 878 m² e envolve mais de 30 trabalhadores e 20 máquinas em operação. Entre os destaques da fase atual estão a escavação da nova taxiway e o aterro na cabeceira, que terá 12 metros de altura.
Foco na Ampliação da Capacidade de Operação
As melhorias estruturais permitirão que o aeroporto receba aeronaves de até 150 passageiros, possibilitando voos diretos com alcance de até 600 milhas náuticas. Isso viabiliza rotas para cidades como São Paulo, Curitiba e Campo Grande, o que coloca Santa Rosa no radar da aviação regional e nacional.
As obras contemplam ainda a ampliação da pista de pouso e decolagem, que passará de 1.200 para 1.630 metros, além da construção de áreas de segurança, nova taxiway, pátio de aeronaves e faixa de pista regularizada. Além disso, sistemas de drenagem, balizamento, navegação aérea e cercamento do sítio aeroportuário também fazem parte do projeto.
O projeto está inserido no PAN (Plano Aeroviário Nacional) e no Novo PAC, integrando a estratégia do Governo Federal para melhorar a conectividade aérea no Brasil. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou a obra como estratégica para a economia local, com geração de empregos e estímulo ao turismo.
“A ampliação do Aeroporto de Santa Rosa representa um avanço significativo para a infraestrutura do estado, fortalecendo a aviação regional e impulsionando o crescimento econômico. Essa é uma obra estratégica para a população e toda a região, gerando emprego, renda e estimulando o turismo”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.
Além da infraestrutura de pista, o acesso viário ao aeroporto será requalificado e haverá aumento na oferta de vagas de estacionamento. Tudo isso prepara o terminal para atender com segurança e eficiência a nova demanda de passageiros.
Neste sentido, os investimentos e a obra do Aeroporto de Santa Rosa representam um avanço para maior conectividade aérea do noroeste gaúcho. Com previsão de conclusão até o final do ano, o projeto prepara o município para se tornar um polo de conexão com as principais capitais do país, com impacto positivo sobre o turismo, o comércio e o desenvolvimento regional.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





