A Disney sempre foi pra mim o happiest place on earth! Eu amo aquele lugar, ja fui várias vezes na de Orlando e uma vez na de Shangai e posso voltar quantas vezes forem preciso. Porém preciso ser honesta e confessar que a magia Disney já não é mais a mesma coisa. Focarei meu post nos parques de Orlando.
Aqui você encontra:
Muitas Mudanças
O Walt Disney World sempre foi conhecido pelos seus encantos, um lugar de felicidade, funcionários educados, simpáticos e prestativos, onde os visitantes eram tratados super bem e todo mundo estava sempre feliz. Porém, aparentemente a coisa já não é mais assim e algumas mudanças contribuíram bastante para a insatisfação dos visitantes.
Em 2018 a Disney anunciou que passaria a cobrar estacionamento de seus hotéis dentro do complexo, isso porque dentro dele, há transporte gratuito entre hotéis e parques que pode ser usado por todos os visitantes, mesmo os que não estão hospedados em hotéis da Disney. Logo, quem era hóspede de fora estacionava seus carros nos hotéis e utilizava os ônibus para ir aos parques escapando da cobrança do estacionamento.
Essa medida até poderia fazer sentido, mas não seria mais fácil um sistema de acesso aos hotéis em que hóspedes estariam livre da cobrança? Que daria para fazer, ah isso daria. Eles simplesmente não quiseram!
Isso foi só o começo de mais cobranças no mínimo estranhas. Em agosto de 2021 a Disney anunciou o fim do Fast Pass. Para quem não sabe, essa era a modalidade de “fura-filas” nas atrações. Todos os portadores de ingresso tinham direito de usar o Fast Pass em pelo menos 3 atrações por dia dentro dos parques. Isso facilitava bastante o acesso às atrações mais concorridas.
E porque isso aconteceu? Para que a Disney, no mesmo ano, pudesse introduzir o novo sistema de fura filas que passou a ser cobrado. O Lightning Lane, como agora é chamado, custa em torno de $10 dólares por atração caso você não queira esperar horas na fila. Ele está disponível para as atrações mais concorridas dos parques. Então, para garantir o acesso a certas atrações, ou devemos desembolsar uns pilas ou então ficar horas em uma fila vendo quem pagou passar na frente.
Outro serviço encerrado pela Disney foi o Disney Magical Express, transporte gratuito oferecido para os hóspedes dos hotéis do complexo entre seu hotel e aeroporto. A partir do início deste ano passou a ser um serviço pago.
Fora essas cobranças, há mais motivos de frustrações. Eu participo de muitos grupos de viagem sobre Orlando e Disney e tenho visto muitos relatos sobre parques lotados, filas quilométricas, preços altos e funcionários grosseiros totalmente fora do padrão Disney. Talvez a expectativa de um mundo se sonhos que já não existe mais esteja frustrando os visitantes.
Visitantes Frustrados
Esses dias vi um relato de uma pessoa que estava no Magic Kingdom e que precisou deixar o parque mais cedo, pois naquela noite aconteceria um evento privado, ou seja: Ela simplesmente não iria ver o show dos fogos, pois a Disney vendeu o espaço para uma festa privada. Imagina a frustração de uma pessoa que tem poucos dias em Orlando, montou seu roteiro e simplesmente não poderá assistir ao maior espetáculo da Disney.
O encerramento antecipado dos parques é comum em época de festas como a de Halloween ou a tradicional festa de Natal da Disney, quando os parques fecham mais cedo para o público geral e para ficar no parque é necessário ter um ingresso especial. Mas essas datas são avisadas com antecedência no site oficial, onde é possível acessar o calendário com horários de cada parque e dos espetáculos.
Durante a pandemia a Disney anunciou a necessidade de agendamento dos parques com antecedência, o que por um lado é bom pois há um controle de lotação dos parques, mas tira um pouco da liberdade de quem possui um roteiro mais flexível ou de portadores do passe anual. Por conta disso, quem deixa para comprar ingresso de última hora, principalmente em datas comemorativas como thanksgiving, natal e ano novo, corre risco de não conseguir entrar no parque.
Por dois anos seguidos eu passei o Reveillon na Disney e recomendo apenas essa experiência para quem já conhece os parques. Embora tenha sido antes da pandemia, quando não havia necessidade de agendamento, os parques estavam com lotação máxima e em um deles eu estava no Magic Kingdom no dia 1 de janeiro quando anunciaram que o parque estava fechando os portões por ter atingido o limite de ocupação.
Como eu já conhecia os parques, não foi um problema para mim não ter andado na maioria das atrações por conta das enormes filas, mas tenho certeza que quem estava ali pela primeira vez e não pode tirar o melhor proveito do parque ou aqueles que não puderam entrar por conta da capacidade, saíram bem chateados.
Capitalistas ou Abusivos?
Que a Walt Disney World é uma empresa capitalista, isso todo mundo sabe, mas até que ponto esse capitalismo não está beirando o abuso, em qualquer oportunidade de tirar dinheiro dos visitantes, ela tira? Ingressos cada vez mais caros e cada vez menos benefícios. Todos os benefícios gratuitos estão dando lugar para comodismos pagos. Será que vai chegar ao ponto de um dia termos que pagar pelas atrações separadas e apenas o ingresso não servirá mais?
É claro que não podemos deixar de reconhecer as melhorias que a Disney tem feito para seus visitantes, com novas atrações que estão cada vez mais incríveis, como a do Avatar, no Animal Kingdom, a área do Star Wars no Hollywood Studios e a recém lançada montanha russa dos Guardiões da Galáxia no Epcot.
Tem também o Disney Skyliner, que são os bondinhos que a Disney lançou recentemente para se locomover dentro do complexo de forma gratuita. Mas em contra partida, em alguns quesitos, ela infelizmente está deixando a desejar.
A Disney seguirá sendo pra mim um lugar de encantos a qual eu sempre voltarei, mas é notável as mudanças que estão ocorrendo e também o o aumento de pessoas que voltam decepcionadas da viagem.
O que me deixa mais triste é que do meu ponto de vista a empresa não está nem aí para a opinião dos consumidores e já não faz mais questão de que eles tenham uma experiência mágica por já terem atingido um patamar em que podem se dar ao luxo de não se preocupar em perder ou decepcionar clientes. E isso é muito triste, pensando em toda a historia do grande gênio que foi Walt Disney.
Então minha dica é: vai visitar a Disney? Se programe, evite alta temporada e datas comemorativas, faça o agendamento com antecedência, chegue cedo nos parques para aproveitar as atrações mais concorridas e se prepare para preços altos.
E você, o que acha das mudanças que a Disney vem fazendo? Me conte nos comentários.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre destinos que publicamos recentemente no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.