Sem previsão de começar a valer, governo da Noruega já anuncia redução da proposta de taxa de turismo de 5% para 3% sobre o valor dos pernoites. Medida, que ainda tem críticas de partidos e empresas de turismo, precisa ser votada pelo Parlamento norueguês e seria válida apenas para turistas que pernoitar na região.
Indo na contramão de diversos outros destinos pelo mundo, a Noruega atualizou a sua proposta de imposto sobre visitantes com principal destaque para a redução da taxa sugerida que antes era de 5% e agora passará a ser 3%.
A medida foi anunciada pela ministra do Comércio e Indústria do país, Cecilie Myrseth, e dará total liberdade aos municípios e autoridades locais para decidirem se querem ou não implementar a cobrança.
Em caso positivo, a taxa de turismo proposta pelo governo da Noruega será aplicada sobre pernoites em diferentes tipos de hospedagem como hoteis, pousadas, campings e outras acomodações de curta duração.
Sem Previsão de Início
Apesar da proposta do governo da Noruega já estar avançada, não há ainda uma previsão para entrar em vigor e iniciar a cobrança. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo parlamento norueguês, e tem enfrentado forte resistência de alguns partidos políticos e entidades do setor de turismo.
O argumento utilizado por estes órgãos, como é o caso da Confederação das Empresas Norueguesas (NHO), é de que a taxa afastaria os visitantes do país. Além disso, outros críticos da medida alegam que isso só afastará turistas que pernoitam, deixando de fora cruzeiros e excursionistas – que são considerados por muitos os que mais pressionam e atingem a infraestrutura local, principalmente em regiões como Lofoten e o fiorde de Geiranger.
Verão é o Maior Movimento na Noruega
O país nórdico tem registrado uma crescente demanda no número de visitantes, principalmente em épocas como o verão. Só no ano passado foram contabilizados 16,7 milhões de pernoites no período, muito impulsionado pelo conceito de destinos turísticos mais frescos, em contraponto com outros países da Europa, para fugir do calor excessivo.
Por isso, a proposta da taxa de turismo vem sendo debatida há décadas em toda a Noruega, como uma possível resposta ao alto fluxo de turistas. Esses visitantes são atraídos, principalmente, pelas paisagens naturais da Noruega, o clima ameno e os fenômenos como auroras boreais que devem ter visibilidade recorde em 2025.
A expectativa é de que a arrecadação ajude a financiar melhorias que beneficiem tanto moradores locais quanto quem visita o país, como por exemplo, a manutenção de trilhas e instalação de banheiros públicos.
Ainda segundo a ministra Myrseth, a cobrança poderá variar de acordo com o período e temporada, pois algumas regiões enfrentam desafios maiores do que outras em determinadas épocas do ano.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.