O projeto que transformou o antigo terminal do Aeroporto de Florianópolis em um centro multi-hospitalar é finalista do MIPIM Awards 2025, um dos mais prestigiados prêmios imobiliários do mundo. A Zurich Airport Brasil concorre na categoria Melhor Projeto de Conversão contra finalistas da Alemanha, Bélgica e EUA.
Aqui você encontra:
Hospital no Aeroporto
A Zurich Airport Brasil, concessionária do Floripa Airport, é finalista do MIPIM Awards 2025, um dos mais prestigiados prêmios internacionais voltados para o setor imobiliário. A concessionária do Floripa Airport foi indicada pelo projeto que transformou o antigo terminal de passageiros do aeroporto em um multi-hospital.
Além disso, mais de 200 projetos de 36 países foram inscritos, o que evidencia a competitividade da premiação. Entre eles, apenas quatro foram selecionados na categoria Melhor Projeto de Conversão, sendo que um dos indicados é o Florianópolis Multihospital.
O Projeto da Zurich Airport
Após a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, o antigo terminal foi transformado no primeiro centro multi-hospitalar público da cidade. Concluída em menos de seis meses, a construção concorre ao prêmio com outros três projetos da Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.
O antigo terminal foi desativado em outubro de 2019 e ficou fechado por quatro anos, enquanto isso, a concessionária buscava a melhor vocação para o espaço. Finalmente, em 2024, a Prefeitura inaugurou o novo serviço. Com efeito, o equipamento de saúde, que ocupa uma área de mais de 13 mil m², abriga o Hospital Dia, a UPA Sul – Unidade de Pronto Atendimento, o Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, o Espaço Acolher Floripa, a primeira Ótica Pública do município e a 2ª Delegacia de Polícia da Capital. Além disso, em breve, devem passar a operar no local também a Escola de Saúde Pública e a Central de Material Esterilizado.
Desde então, o Multihospital de Florianópolis já realizou mais de 170 mil atendimentos, recebendo quase 90 mil pacientes. Nesse meio tempo, foram oferecidos exames laboratoriais, radiografias, endoscopias, consultas médicas de diferentes especialidades, incluindo atendimento oftalmológico, procedimentos cirúrgicos e outros encaminhamentos, como por exemplo, o atendimento especializado às crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência.
MIPIM Awards
O MIPIM Awards teve sua primeira edição em 1990 e, desde então, reconhece projetos inovadores e sustentáveis ao redor do mundo, destacando as melhores práticas no desenvolvimento urbano, arquitetura e planejamento. Ao longo dos anos, mais de 30 edições foram realizadas e, até o momento, apenas um projeto brasileiro conquistou o prêmio: o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Na edição de 2025, além da proposta de Florianópolis, são finalistas, em outras categorias, apenas outros dois projetos brasileiros, um de Curitiba e outro de São Paulo.
Especialistas do setor imobiliário compõem o júri do MIPIM, incluindo arquitetos renomados, urbanistas, desenvolvedores, investidores e representantes de instituições acadêmicas. Dessa forma, o júri avalia os projetos com base em critérios como criatividade, impacto social, sustentabilidade e viabilidade econômica.
Vencedores
O MIPIM Awards 2025 anunciará os vencedores das dez categorias no dia 13 de março, na cidade de Cannes, França. Na ocasião, o evento anual reunirá profissionais do setor imobiliário de todo o mundo, proporcionando, assim, uma oportunidade única para networking, troca de ideias e apresentação de inovações no mercado.
Acesse o link para conhecer todos os finalistas do MIPIM Awards 2025.
Tome Nota
O antigo terminal do Aeroporto de Florianópolis ganhou uma nova vida como um centro multi-hospitalar inovador. Essa é mais uma prova de como os aeroportos podem ir além das viagens, trazendo soluções inteligentes para a comunidade.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.