Localizado próximo às Pirâmides de Gizé, o novo Museu Egípcio, oficialmente chamado de Grande Museu Egípcio (GEM), foi inaugurado e promete se tornar o principal símbolo cultural do Egito moderno.
Considerado o maior museu arqueológico do mundo, o complexo abriga cerca de 100 mil artefatos que retratam mais de sete milênios de história, desde o Egito pré-dinástico até o período greco-romano.
A Tumba Completa de Tutancâmon
Pela primeira vez, e também o que promete ser uma das principais atrações, o novo Museu Egípcio exibirá todos os objetos que Howard Carter descobriu na tumba de Tutancâmon, mais de 5.500 peças, entre elas a máscara de ouro, o trono e as carruagens do jovem faraó. O museu pretende recriar para o público a experiência que Carter viveu em 1922.
De acordo com Tarek Tawfik, presidente da Associação Internacional de Egiptólogos e ex-diretor do novo Museu Egípcio, foi necessário repensar a forma de exibir as peças.
“Tive que pensar em como poderíamos mostrá-lo de uma maneira diferente, pois, desde a descoberta da tumba em 1922, cerca de 1.800 peças de um total de mais de 5.500 que estavam dentro da tumba estavam em exibição.”
Arquitetura e Atrações Monumentais
Com 500 mil m², o equivalente a 70 campos de futebol, para se ter uma noção, o novo Museu Egípcio deslumbra pela arquitetura de alabastro e entrada em forma de pirâmide. Ademais, entre os destaques estão o obelisco suspenso e a estátua de 11 metros de Ramsés II, além de uma escadaria com figuras reais e vista para as pirâmides.
Repatriação e Novo Orgulho Nacional
A inauguração, além disso, reacendeu o debate sobre a devolução de artefatos egípcios mantidos em museus estrangeiros, como a Pedra de Roseta e o busto de Nefertiti. Enquanto isso, o arqueólogo e ex-ministro do Turismo e Antiguidades do Egito Zahi Hawass e outros especialistas defendem o retorno dessas peças ao país.
Segundo Hawas, a abertura do novo Museu Egípcio realiza um sonho e confirma o protagonismo dos egípcios na preservação de sua história.
“Era o meu sonho. Estou muito feliz por ver este museu finalmente aberto. Agora quero duas coisas: número um, que os museus parem de comprar artefatos roubados e, número dois, preciso que três objetos sejam devolvidos: a Pedra de Roseta do Museu Britânico, o Zodíaco do Louvre e o Busto de Nefertiti de Berlim.”
Por fim, o projeto, avaliado em US$ 1,2 bilhão (R$ 6,4 bilhões), deve atrair até 8 milhões de visitantes por ano. Além disso, a iniciativa promete inaugurar uma nova era para a egiptologia e o turismo cultural.
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras promoções de acúmulo de pontos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





