A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tornou-se obrigatória para o embarque em voos internacionais em aeroportos brasileiros para viagens no Mercosul. Com código compatível similar ao passaporte, o documento é indispensável para viagens a países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Viajantes podem solicitar o novo documento até 2032.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) que substitui o antigo RG passou a ser obrigatória para embarque em voos internacionais em todos os aeroportos do país. Vale lembrar que a CNH ainda é aceita para embarques nacionais.
A nova carteira de identidade possui os dados estruturados conforme determinam as regras internacionais, com o mesmo código utilizado em passaportes, o que permite o documento ser aceito em países do Mercosul, com quem o Brasil tem um acordo de viagens. Por isso, brasileiros que voarem para a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, devem apresentar a CIN obrigatoriamente.
Os viajantes também podem portar a carteira digital, disponível pelo aplicativo do gov.br, facilitando ainda mais na hora do embarque.
Como solicitar o novo documento
O processo para solicitar a nova CIN é feito pelo próprio site Gov.br , sendo necessário fazer o login, ter conta nível prata ou ouro, conferir os dados e enviar a solicitação. Em alguns casos será exigido comparecer ao local para tirar uma nova foto ou fazer a verificação do documento pelo próprio portador.
A solicitação da primeira via é gratuita. O antigo documento ainda tem validade de 10 anos e, segundo o Governo Federal, todos os brasileiros poderão solicitar a nova carteira de identidade até 2032.
CIN terá validade por idade
Na versão digital, o CIN poderá terá outros números de documentos que a pessoa quiser acrescentar como o da carteira de habilitação ou o NIS, sendo necessária a comprovação destes documentos.
Em termos de validade, a carteira de identidade será renovada periodicamente, variando conforme a idade do cidadão. Por exemplo:
- De 0 a 12 anos: validade de 5 anos
- De 12 a 60 anos: validade de 10 anos
- Mais de 60 anos: validade indeterminada
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




