A Catedral de Notre-Dame de Paris superou expectativas e alcançou 8 milhões de visitantes em apenas nove meses após a reabertura, marca que só era prevista para dezembro. Apenas entre julho e agosto, período de férias no hemisfério norte, foram 1,8 milhão de entradas.
A Catedral de Notre-Dame de Paris recebeu 1,8 milhão de visitantes entre julho e agosto – quando ocorrem as férias de verão no hemisfério norte. Em nove meses, desde a reabertura, a igreja vê um movimento recorde e já soma 8 milhões de visitantes, segundo reportagem do jornal francês Le Monde.
A previsão era que a marca de 8 milhões de entradas fosse batida em dezembro, um ano depois da reabertura. Mas o número foi atingido na primeira semana de setembro.
Agora, as novas projeções indicam entre 12 milhões e 13 milhões de visitas até o fim deste ano.
A Notre-Dame ficou fechada durante cinco anos depois de um incêndio que destruiu parte da sua estrutura. O presidente Emmanuel Macron programou um grande evento para a reabertura, em dezembro de 2024. Desde então, as visitas foram retomadas.
Para o monsenhor Olivier Ribadeau Dumas, reitor da catedral, é difícil comparar o número de entradas com os divulgados antes do incêndio, porque não havia controle oficial. Hoje, turistas e fiéis passam por portais de segurança – o que garante precisão nos registros.
Monumento Mais Visitado da França
Monsenhor Dumas disse à imprensa que a Notre-Dame de Paris é atualmente o monumento mais visitado da França.
Pelo número de visitantes, a catedral deve ficar à frente:
- da Basílica de Sacre-Coeur (que recebeu 9 milhões de pessoas em 2024)
- do Museu do Louvre (8,7 milhões)
- do Palácio de Versalhes (8,4 milhões)
- da Torre Eiffel (6,3 milhões)
Os norte-americanos, latino-americanos e asiáticos são os turistas que mais visitam a Notre-Dame.
O desafio, agora, é evitar que a igreja se reduza a uma atração turística. O excesso de público preocupa: a administração não descarta limitar o número de visitantes – a exemplo da discussão sobre o engarrafamento em frente ao quadro da Mona Lisa, no Louvre.
Para preservar o espaço de oração e devoção, os turistas são orientados a respeitarem os fiéis e alto-falantes chamam a atenção quando o barulho aumenta.
As missas têm ficado lotadas e são realizadas confissões em mais de 20 idiomas, de acordo com Dumas.
Como Garantir o seu Ingresso
A entrada na catedral é gratuita. Se você quiser evitar filas, pode reservar um ingresso com horário marcado no site da Notre-Dame ou no aplicativo Cathédrale Notre-Dame de Paris.
Todos os dias, são disponibilizados entre 10 mil e 15 mil tíquetes. As entradas ocorrem em intervalos de 30 minutos, mas, na prática, pode haver variação se a igreja estiver lotada.
Tente reservar com antecedência – visitei o site enquanto escrevia este texto e não havia mais ingresso para os próximos dois dias.
Horários de abertura:
Segunda, terça, quarta e sexta: das 7h50 às 19h
Quinta-feira: das 7h50 às 22h
Sábado e domingo: das 8h15 às 19h30
A última entrada é feita 30 minutos antes do fechamento. É possível entrar sem ingresso, mas provavelmente você terá que esperar na fila. A dica dos guias de turismo é chegar cedo, quando o movimento ainda é menor.
Durante a semana, as missas ocorrem às 8h, às 12h e às 18h.
A administração da igreja recomenda que os turistas usem roupas discretas, não falem alto, não conversem pelo telefone e não comam durante a visita. É permitido tirar foto sem flash.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





