A LATAM e a Alaska Airlines encerrarão oficialmente sua parceria a partir de 1º de outubro de 2025. O fim do acordo afeta diretamente o programa de fidelidade Atmos Rewards, que perde uma de suas parceiras mais relevantes para resgates internacionais com boa disponibilidade e malha ampla na América do Sul.
Durante anos, os clientes da Alaska puderam acumular e resgatar pontos para voos da LATAM e o mesmo valia para membros da LATAM Pass interessados em destinos na América do Norte, especialmente na costa oeste dos EUA e Canadá. No entanto, com o fim da parceria, esses benefícios deixam de existir.
Fim do Resgate e Acúmulo de Milhas
A partir de 1º de outubro de 2025, os resgates de milhas entre os programas serão descontinuados. Ou seja, não será mais possível emitir bilhetes da LATAM com pontos do Atmos Rewards e vice-versa. Além disso, o acúmulo recíproco de pontos também será eliminado de forma escalonada. Confira abaixo:
- Bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2025 continuam acumulando pontos normalmente, independentemente da data da viagem.
- Bilhetes emitidos entre 1º e 30 de setembro de 2025 acumularão pontos apenas em voos realizados até 31 de dezembro de 2025.
- A partir de 1º de outubro, não será mais possível acumular pontos entre as duas companhias.
Conflitos Estratégicos e o Fim da Parceria
Embora a LATAM não pertença à oneworld, sua parceria estratégica com a Delta Air Lines parece ter sido determinante para o fim do acordo com a Alaska. A Delta detém participação acionária na LATAM, e as duas empresas atuam de forma cada vez mais integrada no mercado norte-americano, especialmente em hubs como Atlanta e Nova York.
Já a Alaska Airlines pertence à aliança oneworld, da qual a Delta é concorrente direta. Em Seattle, por exemplo, as duas disputam ferozmente o mercado. Diante desse contexto, a pressão comercial pode ter pesado a favor para o fim da parceria comercial entre as duas companhias.
Singapore Também Distancia Relação com Alaska Airlines
Além do fim da parceria com a LATAM, a Alaska Airlines confirmou que sua cooperação com a Singapore Airlines será drasticamente reduzida a partir de 1º de outubro de 2025.
Embora não se trate de um encerramento completo, o impacto na prática é considerável, especialmente para quem costumava emitir voos na Ásia com pontos do programa Atmos Rewards.
Os resgates recíprocos serão encerrados e não será mais possível emitir voos da Singapore Airlines com pontos da Alaska e vice-versa. No entanto, ainda será possível o acúmulo de pontos entre as companhias com algumas restrições. Confira:
- Bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2025 continuarão acumulando pontos normalmente.
- Bilhetes emitidos a partir de 1º de setembro de 2025, com voos até 31 de dezembro de 2025, ainda gerarão pontos.
- A partir de 2026, só será possível acumular milhas em voos da Singapore Airlines comprados diretamente no site da Alaska.
Embora a conexão interline entre as companhias continue existindo, especialmente via Seattle, onde a Singapore mantém operação, a relação se torna quase simbólica. A restrição dos resgates e a limitação severa no acúmulo tornam essa parceria, na prática, pouco funcional.
Razões para a Redução da Parceria com a Singapore
Ao contrário do caso LATAM, a iniciativa da mudança parece ter partido da Singapore Airlines. A companhia asiática, que pertence à Star Alliance, tem mantido uma postura seletiva em suas parcerias e não possui sequer uma cooperação robusta com a United, principal membro da aliança nos EUA.
Especula-se que a Singapore tenha concluído que a parceria com a Alaska não estava gerando benefícios relevantes. Pode ter havido um volume desproporcional de resgates, o que, para a companhia, significa alto custo e pouco retorno em fidelização de passageiros.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





