A Base Aérea de Canoas funcionará 24 h por dia, como alternativa ao fechamento do Aeroporto de Porto Alegre, aumentando dos atuais 49 para 87 voos semanais.
Base Aérea de Canoas
Visando aumentar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Governo Federal autorizou a Base Aérea de Canoas a ampliar o número de frequências semanais de voos. Dessa maneira passará das atuais 49 para 87, passando a operar 24 h por dia. Assim sendo, a distribuição dos novos slots será realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil.
A data de início das novas operações depende ainda de alguns ajustes. Tanto na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas pela Concessionária Fraport Brasil, quanto da oferta de novos voos pelas companhias aéreas.
A autorização seguiu as diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos e se tornou viável através da parceria com a Força Aérea Brasileira, responsável pelo aeródromo de Canoas, em coordenação com a ANAC.
Para autorizar novos voos na Base Aérea de Canoas, os intervalos de tempo entre os horários de pouso e decolagem precisaram ser reduzidos para 1h30m. Bem como a infraestrutura do aeródromo também passou por melhorias, implementadas pela Fraport e pelo Comando da Aeronáutica.
A viabilização de voos comerciais na Base Aérea de Canoas teve início em maio, envolvendo órgãos do Governo Federal e agentes do setor aéreo. Na ocasião foi estabelecida a malha aérea emergencial mínima para atendimento à população do Rio Grande do Sul. Dessa forma em um intervalo de poucas semanas e muito trabalho colaborativo, foi autorizada a operação inédita e complexa em uma base militar, um marco para o setor aéreo brasileiro.
*Via Assessoria de Comunicação Social da ANAC.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.