Notebooks trazidos dos exterior podem ficar isento de impostos por meio de um projeto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico.
O colegiado da Câmara dos Deputados deu aval ao Projeto de Lei 2204/25, que propõe incluir notebooks na lista de itens isentos de impostos quando trazidos na bagagem pessoal. Atualmente, a Receita Federal já concede esse benefício para celulares e relógios, mas os computadores ainda podem ser tributados ao ultrapassar a cota permitida, que está atualmente em US$ 1.000.
Uso pessoal como critério
Apesar da novidade, para notebooks vindos do exterior ficarem isentos de impostos é preciso seguir alguns critérios. O equipamento deve ser de uso pessoal, sem finalidade comercial ou industrial. A regra vale para aparelhos novos ou usados, desde que a quantidade seja compatível com a viagem.
Para o autor do projeto, Dr. Jaziel, o notebook já é um item essencial do dia a dia e não deve ser tratado apenas como mercadoria de revenda nas alfândegas brasileiras.
Mas, calma, o projeto ainda não é lei
Apesar do avanço inicial, e que gerou muita satisfação por parte dos viajantes, o projeto ainda não virou lei. Ele passará pelas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça. Se aprovado, seguirá para o Senado e, depois, para sanção presidencial. Até lá, continuam valendo as regras atuais de tributação sobre eletrônicos de alto valor.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




