Embora a inclusão do nome do meio na passagem aérea não seja obrigatória na maioria das companhias, é recomendável seguir o padrão do documento de identidade utilizado para evitar problemas, especialmente em viagens internacionais. Atenção a erros ortográficos ou abreviações, pois estes podem causar impedimentos no embarque.
Vira e mexe esta dúvida aparece: é mesmo necessário colocar o nome do meio numa passagem aérea?
Grande parte das companhias aéreas instruem seus passageiros a colocar na reserva o nome da mesma forma em que consta no documento de identidade a ser apresentado no aeroporto. Mas, na prática, não é bem assim.
Na grande maioria dos casos, não há problema se você não incluir o nome do meio em sua passagem aérea. Via de regra, você não deixará de seguir viagem por não ter colocado seu nome do meio no bilhete.
Para grande parte das empresas aéreas, o importante é que seu nome e o último sobrenome sejam os mesmos, tanto no bilhete aéreo como em seu documento de identidade. Outras, no momento da aquisição do bilhete até deixam um espaço após o sobrenome para que seja acrescentado o nome do meio. Mas não são todas que fazem isso e quando o fazem, colocam a informação como opcional. Outras ainda informam sobre a necessidade de que o nome do meio do passageiro conste no bilhete.
Aqui você encontra:
Diante disso, o que Fazer?
Para responder a essa pergunta, vamos a algumas colocações:
Previna-se
Como o seguro morreu de velho, melhor colocar seu nome completo, da mesma forma em que aparece no documento de identidade que você utilizará no momento do check-in.
Não se Assuste
Ainda que você opte por colocar seu nome completo no momento em que estiver comprando sua passagem aérea, não estranhe se em seu bilhete aparecer somente seu primeiro nome e o último sobrenome.
Viagens Internacionais
Em viagens internacionais em especial, é aconselhável que você coloque o nome como consta em seu passaporte. Caso não tenha feito isso ao adquirir o bilhete, você pode fazê-lo, por exemplo, no momento do check-in on-line.
Abreviações
Um cuidado especial também a se tomar é não abreviar ou colocar formas diminutivas em seu nome ou sobrenome.
Erro Ortográfico
Mas o que realmente é problema, é o preenchimento contendo algum erro ortográfico. Aí sim, a probabilidade de dar ruim é bem grande! Por isso, ao reservar uma passagem aérea (ou até mesmo ao reservar um hotel ou alugar um carro), faça isso com calma e revise suas informações.
Certifique-se de que tudo esteja exatamente conforme o documento de identidade a ser utilizado. Detalhes básicos como ter digitado Niltom, mas em seu passaporte constar Nilton, pode lhe render certo stress. Então, muita atenção nessa hora.
Tipo de Documento
No caso de viagens internacionais, (com raras exceções) você usará seu passaporte para se identificar. Então certifique-se de preencher seu nome da mesma forma como consta neste documento. Não preencha da forma como consta em seu RG, Registro Geral se o documento a ser apresentado será seu passaporte.
Como Corrigir
Por último, caso tenha se dado conta de ter preenchido alguma informação de forma errônea, ligue imediatamente para a companhia aérea. Algumas fazem a alteração sem problema e sem custo, enquanto outras apresentam certa burocracia. Vai depender do caso.Somente entrando em contato com a empresa para saber o trâmite neste caso.
Tome Nota
Certamente sua experiência, assim como a de muitos leitores, é a de sempre ter colocado apenas seu primeiro nome e o último sobrenome no momento da compra de seu bilhete aéreo e nunca ter tido problemas com isso.
Porém, isso não serve de garantia de que você nunca passará por dificuldades se continuar fazendo desta forma. Já houve relatos de pessoas que não conseguiram embarcar por não terem colocado seu nome do meio no momento da compra do bilhete. Não é comum, mas não impossível de acontecer. Sendo assim, é melhor não arriscar!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.