Atenção Senhores Passageiros! Alguns voos internacionais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, estão sendo realocados para o Terminal 2. Companhias aéreas, como Delta, LATAM, United e American Airlines, que tradicionalmente operam no Terminal 3, estão embarcando certos voos no Terminal 2 durante a alta temporada.
Embora o check-in e o despacho de bagagens continuem sendo realizados no Terminal 3, passageiros de algumas companhias precisam se deslocar até o Terminal 2 para embarque. Essa realocação tem gerado questionamentos e confusões entre alguns passageiros. Porém a concessionária GRU Airport, responsável pela gestão do aeroporto, ainda forneceu explicações detalhadas sobre as mudanças.
A GRU Airport informou que a alocação de voos é programada diariamente e segue regras definidas no Manual de Operações do Aeroporto e na Declaração de Capacidade. Essa flexibilidade permite que o Terminal 2 seja usado para voos nacionais e internacionais, especialmente durante períodos de alta demanda.
Um exemplo de realocação de companhias que operam no Terminal 3 pode ser visto na imagem abaixo. A Delta Arlines que opera a rota São Paulo – Nova York está na data de 22 de janeiro de 2025 com seu voo previsto para o Terminal 2. No entanto, o check in continua sendo realizado no Terminal 3. Deste modo, é importante que os viajantes atentem para o número do voo, confirmem o Terminal de embarque com a companhia, além de programar com maior disponibilidade de tempo o deslocamento entre terminais e passagem pela segurança.
Operação de Voos de Longa Distância no Terminal 2
Historicamente, o Terminal 2 tem sido utilizado para voos internacionais de curta distância, como para destinos na América do Sul (Buenos Aires e Lima, por exemplo). No entanto, neste verão, devido a alta demanda de voos e movimentação nos terminais, os voos de longa distância de algumas companhias passaram para o Terminal 2
Conforme apurado pelo Panrotas, Delta, United e Latam confirmaram que a decisão de alocar voos no T2 partiu do aeroporto. As companhias ainda indicaram que não há previsão de mudança imediata. A United Airlines, por exemplo, declarou:
“Devido à alta temporada, estamos operando, por vezes, com mais de um voo no Terminal 2, mas nenhum deles fixo, e sem previsão de retornar exclusivamente ao Terminal 3”.
Já a Latam ressaltou que a maior parte de seus voos internacionais com aeronaves de corredor duplo continua operando no T3. No entanto, a companhia reconhece que voos para destinos sul-americanos com aeronaves de corredor único podem ser embarcados no T2.
Impacto para os Passageiros
A mudança pode causar impacto na experiência dos passageiros. Para aqueles acostumados com as comodidades do Terminal 3, como salas VIPs amplas, lojas de luxo e um duty-free completo, o Terminal 2 é mais simples. Apesar de funcional, possui uma estrutura mais modesta para voos internacionais.
A fim de evitar qualquer contratempo com sua viagem, os passageiros devem atentar para as seguintes informações:
- Confirmar o Terminal de embarque: verificar com antecedência se o voo partirá do Terminal 2 ou Terminal 3.
- Planejar o tempo de deslocamento: mesmo que o check-in ocorra no T3, o trajeto até o T2 pode ser longo. Reserve tempo extra para evitar atrasos.
- Preparar-se para a estrutura do T2: saber que encontrará diferenças na infraestrutura, principalmente em algumas comodidades presentes somente no Terminal 3.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.