O Ministério do Turismo tem a intenção de aumentar o número de suas unidades de Patrimônio Cultural Natural, que atualmente totalizam oito. E, nesse sentido, investe no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lançando um edital para a contratação de consultoria com o objetivo de estruturar a mobilidade de visitantes na unidade, que recentemente foi reconhecida como Patrimônio Mundial Natural.
Aqui você encontra:
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
É uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.
A área total do Parque compreende cerca de 155 mil hectares e está inserida em uma zona de transição dos seguintes biomas: Amazônia, Cerrado e Caatinga. Sua composição inclui espaços de restinga, campos de dunas livres, além de uma costa oceânica belíssima, além de abrigar um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais. Toda essa riqueza proporciona aos visitantes lindas paisagens e a oportunidade única de contemplar a vida selvagem.
Por tudo isso, é um destino cada vez mais procurado, demandando uma infraestrutura cada vez melhor e diversificada.
Investimento do Ministério do Turismo
O investimento que está sendo feito é fruto de uma parceria com a UNESCO e o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão gestor das unidades de conservação federais. A MTur lançou um edital para a contratação de consultoria com o objetivo de estruturar a mobilidade de visitantes na unidade, que recentemente foi reconhecida como Patrimônio Mundial Natural.
Até 25 de novembro de 2024 as empresas poderão submeter suas propostas através da plataforma de licitações indicada pelo site do Governo brasileiro. Todo o processo engloba estudos e projetos voltados ao trânsito apropriado de turistas no local, tomando como base o mapeamento de trilhas e vias destinadas ao uso de veículos motorizados, assim como de outros modais como, por exemplo, trekking e ciclismo. Além disso, é necessária a delimitação de áreas de estacionamento, assim como um projeto de sinalização.
Celso Sabino, o ministro do Turismo, afirma que o objetivo da iniciativa é o de fortalecer a acessibilidade e a preservação ambiental do parque, além de assegurar aos visitantes uma experiência segura e sustentável. Sabino declara,
Esse projeto faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e o ICMBio para promover o turismo sustentável e a conservação de áreas naturais protegidas, reforçando o compromisso do Brasil com a preservação de seus patrimônios naturais e culturais.
Além de estabelecer as parcerias mencionadas acima, o MTur coordena também o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, cuja função é ordenar e promover atividades turísticas com base em elevados padrões de preservação.
Olhar Voltado para o f=Futuro
A estratégia escolhida pelo Governo Federal visa ampliar a visibilidade internacional tem sido um trabalho prioritário do Ministério do Turismo para atrair visitantes internacionais.
Em agosto deste ano, em uma missão oficial na cidade de Paris, Celso Sabino, juntamente com a responsável pela missão diplomática do Brasil junto à UNESCO, a embaixadora Paula Souza, discutiram sobre possíveis candidaturas de localidades do país ao título de Patrimônio Mundial. Uma das sugestões é o Mercado Ver-o-Peso, cartão postal da cidade de Belém, no estado do Pará que, diga-se de passagem, sediará a COP 30 de 2025.
O governo espera que, com um número cada vez maior de unidades de Patrimônio Mundial Natural, o número de turistas internacionais aumente trazendo, por consequência, mais divisas para o nosso país.
Liderança Brasileira
O reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural elevou para 8 o número de localidades brasileiras que possuem o título. Além da unidade do Maranhão, são elas:
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
Complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas)
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Reservas da Mata Atlântica (SP/PR)
Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO).
Com isso, o Brasil lidera o ranking de países da América do Sul que mais abrigam patrimônios mundiais naturais e culturais, totalizando 24 áreas consagradas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





