Recentemente, o Ministério do Turismo e de Portos e Aeroportos divulgaram uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), com as principais tendências do turismo e comportamentos dos brasileiros com relação a viagens em 2024.
De acordo com o estudo “Tendências do Turismo”, 43% dos brasileiros pretendem viajar a lazer ainda este ano, sendo que 92% deles responderam que o destino é o próprio Brasil.
Nordeste é Preferência, mas Sudeste Encabeça a Lista de Mais Cotados
Apesar da região Nordeste dominar a preferência de 47% dos brasileiros, o Sudeste vem em segundo lugar com 38% e ainda tem dois estados ocupando as duas primeiras colocações dos mais cogitados para viajar: São Paulo e Rio de Janeiro (com 15% cada um), seguido da Bahia (11%).
Além dos mais cotados para 2024, a pesquisa também revelou os locais que os brasileiros mais têm vontade de conhecer em algum momento. Em uma escala de interesse que varia de 0 a 10, Salvador foi a campeã, com média de 7,1. A paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, ficou em segundo, com 6,9 e os destinos Rio de Janeiro (6,7), Lençóis Maranhenses (6,5) e Florianópolis (6,4) ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.
Assim, é possível perceber a clara preferência dos brasileiros pelo turismo de sol e praia (38%), seguida por natureza e ecoturismo (12%) e saúde e bem-estar (8%).
Carro Próprio, Casa de Amigos e Ticket Médio Apontam que Brasileiros Ainda Pretendem Economizar
Com vontade, mas apertado. O estudo mostrou que o ticket médio de gastos do brasileiro para essas futuras viagens é de R$ 1.877 e que cerca de 45% deles pretendem utilizar o próprio carro para pegar a estrada – número bem superior aos 29% do ônibus e 23% de avião, que continua atrás nessa corrida.
As hospedagens refletem também a economia no bolso dos viajantes. 47% afirmam que vão ficar em casa de parentes ou amigos, 29% em hotéis, 16% em pousadas e apenas 3% em algum tipo de Airbnb.
“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Planejamento de Viagens de Verão
Dizem por aí que uma das características do brasileiro é deixar tudo para a última hora, certo? Pelo que aponta a pesquisa, isso pode ser considerado meia verdade. Apenas 20% dos respondentes confirmaram que compraram passagens nos meses de novembro e dezembro – já no verão.
Outro dado muito interessante é que a população vem se modernizando e pesquisando mais sobre os destinos que deseja conhecer. Quase metade dos brasileiros (48%) compra sua passagem e hospedagem pela internet, sendo que 56% deles preferem adquirir os bilhetes e diárias de forma avulsa e por conta própria. Apenas 38% procuram e optam pelos pacotes.
As redes sociais, muito fomentada por redes como Instagram e TikTok, são a principal forma de pesquisa e informação sobre os destinos turísticos (47%), mas as dicas de familiares e amigos não ficam muito atrás (45%).
Turismo se Equivale ao Agronegócio
A população também está enxergando o turismo com muito bons olhos, não somente como uma forma de relaxamento e descanso, como também um motor importante para o desenvolvimento do país.
Entre as atividades mais relevantes para a economia, o turismo ficou na terceira colocação, empatado com a indústria e o agronegócio – os três com 8,8% -enquanto a tecnologia e o comércio ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, com 9% cada.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.