A Hurb está proibida de operar desde o início da semana. A situação da agência de viagens digital vem se agravando nos últimos dois anos, após denúncias de descumprimento de contratos e um grande volume de reclamações de consumidores.
O Ministério do Turismo cancelou o registro no Cadastrur da Hurb quatro dias depois de a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciar o fim das negociações com a empresa e determinar medida cautelar de suspensão de venda de pacotes flexíveis.
O cancelamento no cadastro da Hurb foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (14). Caso não cumpra a medida, a agência terá de pagar multa de R$ 80 mil por dia. A empresa tem dez dias, desde a divulgação, para apresentar recurso.
Para a Senacon, a atuação da empresa é inviável considerando os pontos de vista operacional, técnico e financeiro. A secretaria diz que foram 12 meses de tentativa de acordo para assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC).
“A Senacon não negocia com má-fé, omissão e desrespeito ao consumidor brasileiro, e a medida do Ministério do Turismo é necessária e coerente com os fatos”, diz o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.
Ele afirma que a Hurb teve oportunidades para se adequar e apresentar garantias de cumprimento de suas obrigações.
“O cancelamento do cadastro no Cadastur reforça que não é admissível operar no mercado de turismo sem cumprir requisitos legais e respeito ao consumidor. A proteção ao cidadão está no centro das políticas públicas”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral.
A empresa só pode voltar a operar se comprovar sua capacidade econômico-financeira para cumprir os contratos já fechados. Terá que apresentar ainda o número de contratos pendentes, o valor devido aos consumidores e a relação dos clientes afetados.
Hurb Acusa Senacon de Ter Feito “Movimento Político”
Em uma “carta aberta ao mercado”, a Hurb alega que a Senacon agiu politicamente.
“A Senacon, em um movimento que nos pareceu mais político do que técnico, abandonou a mesa de negociação e partiu para o ataque”, diz o texto.
Procon Carioca Também Havia Punido Hurb
Em outra decisão contra a Hurb, o Procon Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, havia multado a agência em R$ 2,1 milhões e determinado o cancelamento do alvará de funcionamento. A informação foi divulgada na coluna de Lauro Jardim, no jornal “O Globo”, em 15 de abril.
A sede da Hurb é no Rio de Janeiro e o Procon local tem um processo com mais de 6.700 reclamações de consumidores desde 2023.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.