De acordo com notícia publicada no portal mexicano, El Economista, o México deve passar a exigir visto físico de brasileiros que ingressam no país.
A nova medida será tomada para tentar inibir a entrada de estrangeiros que acessam o país para depois entrar ilegalmente nos Estados Unidos. A medida ainda não está em vigor e só passará a valer quando for publicada no Diário Oficial da Federação, que deve ocorrer ainda esta semana.
Em dezembro do ano passado, entrou em vigor uma lei que exigia dos brasileiros a emissão de uma autorização eletrônica para ingressar no país. Nas últimas semanas, houve muitos relatos de turistas que estavam enfrentando problemas para a emissão da autorização, pois o site apresentava instabilidades. No ano passado, os brasileiros estavam em sétimo lugar na lista de estrangeiros que visitavam o país.
De acordo com o governo mexicano, a medida de solicitar um visto eletrônico não inibiu a entrada de brasileiros com o intuito de ingressar ilegalmente os Estados Unidos via México, por isso a nova medida será tomada.
Atualmente, estão dispensados do visto eletrônico brasileiros que:
- Possuam documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico;
- Possuam visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido países que compõem o Espaço Schengen.
Ao que tudo indica, mesmo com a mudança, brasileiros que se encaixem nas situações acima serão isentos da necessidade visto. Até o presente momento a emissão da autorização eletrônica de viagem é um serviço gratuito. Nada foi comentado sobre uma possível cobrança do visto físico.
Brasileiros que estão com planos de viajar para o México nos próximos dias, deverão ficar atentos às mudanças que podem ocorrer ainda essa semana, a fim de evitar transtornos em sua viagem.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao