O Itamaraty anunciou que o México irá adotar o visto eletrônico para Brasileiros. Conforme anunciamos aqui há alguns meses, baseado no principio de reciprocidade, o México iria acabar com a necessidade do visto físico (visto em que o deslocamento do viajante até um consulado do país era necessário). Mesmo ainda sendo solicitado o visto, agora ele será eletrônico, modelo em que o viajante pode fazer tudo de forma online.
A data oficial em que a medida passa a valer não foi divulgada, mas deve iniciar nos próximos meses. Até o presente momento, o México ainda exige dos turistas brasileiros o visto físico ou então, um visto válido para os Estados Unidos.
Confira na íntegra o comunicado do Itamaraty:
No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países.
Nesse sentido, em seguimento aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, ocorrida durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México, e ao recente contato havido entre ele e a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra, os dois países acordaram o estabelecimento, nos próximos meses, de sistema recíproco de vistos eletrônicos.
Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países.
O México passou a exigir visto dos brasileiros como uma forma de dificultar a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos pelas fronteiras mexicanas. A medida do visto físico para entrar no país está em vigor desde agosto de 2022.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.